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mazelas decorreriam de dois modelos históricos: as colônias de po- Na época soviética, era permitido ter muitos livros, mas não
voamento e as de exploração. um carro caro e uma casa. E nós aprendemos a nos vestir bem, a
cozinhar coisas saborosas, beber suco e tomar iogurte de manhã…
As colônias de exploração seriam as ibéricas. As áreas colo- Até então eu desprezava o dinheiro, porque não sabia o que era isso.
nizadas por Portugal e Espanha existiriam apenas para enriquecer Na nossa família, ninguém podia falar de dinheiro. Era vergonhoso.
as metrópoles. Nesse modelo, as pessoas sairiam da Europa apenas Nós crescemos num país em que o dinheiro não existia, pode-se dizer.
para enriquecer e retornar ao país de origem. [...] Sobre portugueses Eu recebia meus 120 rublos como todo mundo, e era o bastante. O
e espanhóis corruptos e ambiciosos pairava um Estado igualmente dinheiro veio com a perestroika.[...] Dinheiro de verdade. No lugar
corrupto e ambicioso. de ‘O nosso futuro é o comunismo’, faixas de ‘Compre! Compre!’ por
todos os lados. Se quiser viajar, viaje. Você pode ver Paris… Ou a Es-
[...] O oposto das colônias de exploração seriam as de povoa- panha… [...]… E aí terminaram as nossas vigílias noturnas na cozinha
mento. Para lá as pessoas iriam para morar definitivamente. A atitude e começaram os salários fixos, os ganhos extras. O dinheiro virou
não era predatória, mas preocupada com o desenvolvimento local. sinônimo de liberdade. Isso mexeu com todo mundo. Os mais fortes
Isso explicaria o grande desenvolvimento das áreas anglo-saxônicas e agressivos abriam um negócio. Esqueceram de Lênin e Stalin. E
como os EUA. Famílias bem constituídas, pessoas de alto nível inte- assim nós nos salvamos de uma guerra civil, senão de novo teríamos
lectual e sólida base religiosa: tais seriam os colonos que originaram ‘brancos’ e ‘vermelhos’. ‘Nós’ e ‘os outros’. Em vez de sangue, coisas…
o povo norte-americano. Vida! Escolhemos uma bela vida. Ninguém mais queria morrer bem,
todos queriam viver bem. É outra coisa o fato de que não tinha pão-
Há uma ideia associada a essa que versa sobre a qualidade dos zinho para todo mundo… [...]”
colonos. Para as colônias de exploração, as metrópoles enviariam o
‘refugo’: aventureiros sem valor que chegariam aqui com olhos fixos ALEKSIÉVITCH, Svetlana. O fim do homem soviético. São Paulo: Companhia
no desejo de ascensão. As colônias de povoamento receberiam o que das Letras, 2016. E-book.
houvesse de melhor nas metrópoles, gente de valor que [...] viria com
seus bens e cultura para o Novo Mundo trazendo na bagagem apenas O texto pode ser trabalhado em parceria com o professor
a honradez e a Bíblia. de Sociologia a partir da problematização sobre as características
marcantes das sociedades socialistas que podem ser extraídas
Pronto! A explicação é perfeita! Somos pobres porque fomos do texto. Em seguida, comparar essas características com as ca‑
fundados pela escória da Europa! Os Estados Unidos são ricos porque racterísticas das sociedades capitalistas. Por fim, os estudantes
tiveram o privilégio da colonização de alto nível da Inglaterra. [...] Os devem ser convidados a refletir e expor suas opiniões sobre as
livros didáticos consagraram isso e o bloco binário povoamento-explo- vantagens e desvantagens da vida em países capitalistas e em
ração penetrou como um amplo e lógico conceito em muitos corações. países socialistas.
Os EUA foram destinados por Deus ao sucesso e os latinos condenados
ao fracasso pelo peso da origem histórica. Ambos deixavam de ser Unidade 5 – O mundo em conflitos
agentes históricos para serem submetidos ao peso insuperável da
vontade divina e da carga do passado.” A unidade 5 inicia com uma imagem sugerindo um tema re‑
lacionado à geopolítica atual ou às disputas territoriais contem‑
KARNAL, Leandro. A formação da nação. In: KARNAL, Leandro; MORAIS, porâneas. Essa imagem é complementada por um trecho do texto
Marcus Vinícius de. FERNANDES, Luiz Estevam; PURDY, Sean. História do geógrafo João Rua, que aborda questões de sustentabilidade,
dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, desenvolvimento e território sob uma perspectiva geográfica. Esses
2007. p. 25-26. recursos podem ser usados para estimular o interesse dos estudan‑
tes pelo foco da unidade: o mundo em conflitos. Em consonância
O texto pode ser trabalhado em parceria com o professor com o tema, duas questões mobilizadoras visam sensibilizar os
de Filosofia a partir da problematização dos argumentos que estudantes para tópicos que serão aprofundados ao longo dos ca‑
fundamentam o “Destino Manifesto”. Isso pode ser feito a partir pítulos, como os conflitos mundiais atuais, as desigualdades sociais
de questões como: A justificativa de uma missão divina legitima e os conflitos ambientais.
o imperialismo norte-americano na América Latina? Em qual
Deus se baseavam os norte-americanos crentes dessa missão? Oriente os estudantes a responderem e registrarem as respos‑
Porque os norte-americanos colonizadores se ancoraram em um tas para as questões-chave da unidade, pois, ao final dos estudos,
Deus que os julgava melhores que os outros povos do continente deverão complementá-las, considerando o conhecimento adquirido
americano? Após a síntese das discussões, os professores po‑ ao longo dos capítulos. Em seguida, incentive os estudantes a identi‑
dem promover um debate sobre as diferenças entre os valores ficarem as ideias centrais de cada título de capítulo, antecipando os
marcantes que caracterizam a sociedade norte-americana atual estudos que serão realizados. Promova uma discussão para que pos‑
em relação aos valores marcantes que caracterizam a maioria sam compartilhar suas ideias e expectativas sobre o que vão apren‑
dos países latino-americanos, sobretudo o Brasil. Após a sín‑ der. Essa dinâmica também oferece uma oportunidade para uma
tese das discussões, os estudantes podem ser convidados a avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios dos estudantes.
explicar com argumentos por que, diante dessa diferença de
valores, muitos latino-americanos migram ou desejam migrar OBJETIVOS DA UNIDADE:
para os Estados Unidos.
• Discutir questões da violência e do medo atualmente, destacando situações e
Texto 2 (Geografia e Sociologia): fenômenos nacionais e internacionais relacionadas aos temas.
Sobre como as coisas se equipararam às ideias e às palavras • Compreender características históricas e culturais do mundo islâmico.
“[...] O mundo se desfez em dezenas de pedacinhos coloridos. • Discutir e analisar a relação entre mundo islâmico e conflitos atuais, problemati‑
Como nós queríamos que a monotonia cinza soviética logo se trans- zando a ideia equivocada de associar o “radicalismo” ao mundo árabe.
formasse nas doces imagens do cinema americano! [...]
• Avaliar o fenômeno da Primavera Árabe em suas diversas dimensões.
O país ficou repleto de bancos e de vendinhas de rua. Aparece-
ram coisas muito diferentes. Não mais botas grosseiras e vestidos de • Analisar desigualdades, conflitos, disparidades e desafios em alguns países do
velhinha, mas coisas com que nós sempre tínhamos sonhado: jeans, Sul Global, com destaque para o Brasil.
peliças, roupas íntimas femininas e louça de qualidade… Tudo colorido,
bonito. As nossas coisas soviéticas eram cinza, ascéticas, pareciam • Analisar e avaliar riquezas e atuais desafios no continente africano.
objetos de guerra. As bibliotecas e os teatros ficaram vazios. Foram
substituídos por feiras e lojas comerciais. Todos queriam ser felizes, • Analisar processos e fatores históricos, econômicos, políticos etc. que culmina‑
e queriam ser felizes agora mesmo. Como crianças, descobriam um ram com disparidades regionais e discrepâncias socioeconômicas no Brasil.
novo mundo…
• Discutir conflitos e visões ambientalistas da atualidade, problematizando suas
[...] Um rapaz que eu conhecia começou um negócio. Ele me con- interpretações.
tou que na primeira vez trouxe mil latas de café solúvel: levaram tudo
em uns dois dias. Comprou cem aspiradores de pó: também limparam • Identificar paisagens naturais e domínios morfoclimáticos no Brasil, associando‑
tudo na mesma hora. Casacos, blusas, todo tipo de coisa: passe para -os às questões socioambientais.
cá! Todos trocaram as roupas, trocaram os sapatos. Substituíram os
eletrodomésticos e os móveis. Reformaram as datchas… Quiseram fazer • Desenvolver as Competências Gerais da Educação Básica: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10; e as
cercas e telhados bonitinhos… Às vezes eu e meus amigos começamos Competências Específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: 1, 2, 3, 4, 5, 6.
a relembrar e quase morremos de rir… Éramos malucos! As pessoas
estavam completamente empobrecidas. Precisávamos aprender tudo…
MANUAL DO PROFESSOR 475