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Após as leituras, organize a socialização dos resumos, seguin‑ 2) O projeto é considerado uma forma de expansão da influência
do a ordem dos tópicos e das duplas/trios. Ao final, pode-se siste‑ chinesa pelo globo. As fortes vinculações comerciais e econô‑
matizar as informações na lousa para que os estudantes registrem, micas poderiam ampliar o controle da China, sobretudo sobre
ou propor que cada dupla/trio elabore questões problematizadoras as regiões mais pobres, além de ampliar seu poder sobre a
sobre o texto lido para que outra dupla/trio responda. Nesse caso, Eurásia, região geopoliticamente estratégica. As obras, em
um novo momento de socialização deve ser previsto, como par‑ grande parte, acabariam nas mãos de construtoras chinesas,
te da sistematização do aprendizado. A mediação do professor é sendo uma forma de projeção dessas empresas em detrimento
fundamental nessas atividades para complementar informações de construtoras locais. Com isso, poderia haver dificuldade para
que possam ter sido insuficientemente abordadas pelos estudantes lidar com a mão de obra local. Questiona-se também até que
durante a exposição. ponto o endividamento dos parceiros no projeto poderá ser
sanado; além disso, muitas das áreas pelas quais a rota passaria
RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE são áreas de conflito, o que dificultaria a realização das obras.
LEITURA DE MAPA (PÁGINA 238) LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (PÁGINA 247)
1) Porque o mapa mostra a concentração dos tecnopolos mun‑ 1) Aumento das relações comerciais, tanto na importação como
diais em países desenvolvidos capitalistas, como os Estados na exportação, tornando o país o maior parceiro comercial
Unidos e a Europa, que se tornaram centros de decisão para do Brasil, e investimentos em infraestrutura, como portos
a expansão de transnacionais de produtos tecnológicos para e ferrovias.
os demais países. 2) Estimule os estudantes a estabelecer relação entre o au‑
2) América Latina, África e Leste Europeu em geral. Uma das mento da importação de produtos chineses e o desemprego
razões para esse fato é a escolha que se faz das regiões para em setores como a indústria têxtil, por exemplo. As condi‑
a expansão de empresas transnacionais no desenvolvimento ções em que os produtos são fabricados na China (mão de
econômico, pois estrategicamente essas empresas definem obra abundante, incentivos fiscais, logística de transportes,
as regiões mais promissoras de retorno financeiro. diminuição de direitos trabalhistas) tornam seus preços mais
baixos, enfraquecendo a venda de produtos nacionais e, con‑
DEBATE EM GEOGRAFIA (PÁGINA 239) sequentemente, gerando maior desemprego.
1) Desemprego, precarização das condições de trabalho, pobreza,
escassez de alimentos e falta de acesso a moradia digna. 3) Embora existam leis para proteger os direitos trabalhistas na
2) Milhões de pessoas deixaram a linha da pobreza, e a circu‑ China, muitas vezes elas não são aplicadas e o apoio sindical
lação de informações e conhecimento se ampliou em países é pequeno.
localizados em regiões pobres do globo.
4) A maioria dos trabalhadores chineses não se beneficiou do
3) Espera-se que os estudantes retomem algumas discussões desenvolvimento econômico, havendo grandes desigualdades
sobre o caráter contraditório do modo de produção capitalis‑ de renda. Há previsão de maior precarização das condições
ta, com ênfase na atual fase da globalização, capaz de gerar de trabalho, com baixos salários.
riquezas, por um lado, mas privar grande parte da classe
trabalhadora de acesso a bens e serviços, do outro. 5) Estimule os estudantes a investigar casos análogos, caso dos
imigrantes bolivianos em São Paulo, ou em lavouras em vários
DIGA SIM… (PÁGINA 240) estados do Brasil. É importante que os estudantes do Ensino
Essa campanha pode ser um ponto importante na inclusão da Médio conheçam os direitos obtidos historicamente pela classe
trabalhadora, tais como 13º salário, Fundo de Garantia por
cultura da paz na escola, promovendo o que Milton Santos entende Tempo de Serviço (FGTS), férias, seguro-desemprego, previ‑
ser uma outra globalização. Essa cultura é necessária para a difusão dência social, multas rescisórias, dentre outros.
do combate a comportamentos e atitudes violentas, tão comuns
na nossa sociedade nos dias atuais. 6) a) A atual fase da globalização, iniciada na década de 1990, está
atrelada à expansão capitalista e ao avanço das tecnologias,
Nessa atividade, espera-se que os estudantes pensem na pos‑ que transformou diversos aspectos da vida social. Houve mais
sibilidade de uma globalização solidária, por meio de movimentos integração econômica, difusão de aspectos culturais, intensi‑
sociais que promovam uma cultura de paz e colaboração. ficação das relações comerciais e dos meios de transporte e
comunicação. Por outro lado, aumentaram as desigualdades
QUESTÕES (PÁGINA 243) sociais e a precarização das condições de trabalho.
1) Porque, ao conseguir exportar e vender seus produtos em b) É possível perceber a globalização no dia a dia nos hábitos
valores muito mais baixos do que os praticados em outros alimentares, modos de vestir, no consumo de bens e serviços
países, os chineses passaram a concorrer com os produtos e na cultura de massa.
locais, que envolvem custos de produção mais elevados. Muitas
indústrias fecharam porque não conseguiram comercializar c) Aspectos da economia chinesa são percebidos no consumo
seus produtos. de diversos produtos fabricados na China, que nas últimas
2) Porque, ao observar a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) décadas investiu no desenvolvimento de um sólido parque
da China nos últimos anos – em ritmo muito superior ao dos industrial em vários setores, como aparelhos celulares, brin‑
Estados Unidos – é possível inferir que a economia chinesa, quedos e até automóveis.
mantido esse ritmo, logo será a maior do mundo.
ATIVIDADES (PÁGINA 248)
LEITURA DE MAPA (PÁGINA 245) 1) Resposta: Alternativa A é a correta. Argumentação: Os pro‑
1) Predominantemente no leste do país, com destaque para cessos de descolonização não contaram com o apoio das en‑
cana-de-açúcar e arroz; no sudeste; milho e trigo, no nor‑ tão metrópoles. As demais alternativas estão de acordo com
deste, além de soja e chá. Observam-se ainda plantações de as proposições e correlações das ideias do pan-africanismo.
banana em Taiwan. 2) Resposta: Alternativa B é a correta. Argumentação: Durante
2) Petróleo, gás natural e urânio. os últimos anos de funcionamento do sistema socialista na
URSS, ocorreu estagnação do desenvolvimento tecnológico.
3) As áreas improdutivas destacadas no mapa ficam no sudoes‑ Tal estagnação só não atingiu a indústria bélica, que se de‑
te do país; trata-se de áreas elevadas do planalto tibetano, senvolveu na sua plenitude, principalmente na construção
impróprias para o cultivo. de mísseis nucleares. O fim da URSS não marcou, entretanto,
a transferência da tecnologia militar para o setor civil, em
DE OLHO NO PRESENTE (PÁGINA 244) decorrência do grau de desestruturação por que passou a
1) É uma oportunidade de desenvolvimento de obras de in‑ economia na transição do socialismo ao capitalismo e porque,
fraestrutura, em especial na Ásia e na África, que pode levar entre outros, governantes da Federação Russa estiveram
à criação de novos mercados e zonas de livre comércio, gerar muito preocupados que essa tecnologia pudesse cair em
novas zonas de abastecimento e distribuição de produtos, mãos de países capitalistas oponentes. Por fim, a Rússia
facilitar os deslocamentos por via terrestre e marítima e pro‑ passou por crises econômicas que afetaram seu desenvol‑
porcionar grandes avanços na integração de seus participantes vimento tecnológica na produção industrial e se envolveu
e de suas populações.
MANUAL DO PROFESSOR 473