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↪ Meca, Maomé e o nascimento do A PENÍNSULA ARÁBICA NO SÉCULO VII
islã
Mar Negro 45° L ALLMAPS
A cidade de Meca tornou-se importante por ser Constantinopla
um posto de abastecimento de água para o comér-
cio de caravanas e por sua localização geográfica, Niceia ÁSIA
situada nas proximidades do Mar Vermelho e na en- Mar
cruzilhada de caminhos entre o sul da península, o
Egito, a Síria e a Mesopotâmia. O comércio de ca- Irônio Cesareia Melitena Dvin Cáspio Nishapur
ravanas era controlado pelos grandes mercadores Tarso Edessa
da cidade, que faziam acordos com os beduínos em
troca de proteção nas longas viagens. Mar AntPieoElqumusiaeaJsearDuasAmalleaépsmocRioo EufrKatuesMfaoMssaTudiglraein Ecbátana ÁSIA
Mediterrâneo Rio CENTRAL
A partir do século V, sob domínio da tribo dos Mar Vermelho
coraixitas, Meca se transformou também em um cen- Alexandria Ispaan
tro de peregrinação religiosa. O santuário ali locali- Rio Nilo
zado reunia divindades árabes e a Caaba, um grande Fostat Basra Persépolis
cubo de pedra preta que era objeto de veneração
em toda a península. Por sua crescente importância Trópico de Câncer Aqaba Hira Golfo
comercial, o vale que circundava a Caaba foi dividido Al-Jawf
entre os diversos clãs que compunham a tribo dos Siraf Ormuz
coraixitas, fortalecendo os clãs mais poderosos. Tabuk Tayma Pérsico ÍNDIA
Foi nessa Arábia de grandes mercadores e co- Yambo Khaybar
nectada ao comércio exterior que nasceu Maomé, Fadak
por volta de 570 d.C. O pouco que se sabe da vida
do profeta se deve aos hadith, conjunto de relatos Yatrib (Medina)
sobre a vida, a obra e os ensinamentos de Maomé
transmitidos oralmente ao longo de gerações e in- Meca
terpretados por eruditos muçulmanos. Segundo es- Taif
ses relatos, Maomé nasceu em uma família da tribo
dos coraixitas, não muito poderosa, que controlava Nejran ÍNDIA
uma das fontes de abastecimento de água e parti- Maarib
cipava do comércio caravaneiro. ÁFRICA OCEANO
Sana ÍNDICO
Casou-se aos 25 anos e teve sete filhos. Na casa Deserto
dos 30 e poucos anos, ele se entregou a uma vida de “Arábia Feliz” N
retiro espiritual e meditações. Tornou-se um errante Limites da
solitário entre os rochedos, sentindo-se cada vez mais Península Arábica OL
chamado a assumir uma missão profética. No ano Principais rotas
de 610, quando tinha por volta de 40 anos e meditava de comércio S
em uma gruta, teve a revelação que tanto esperava. Terrestres
Em uma versão, o anjo Gabriel convocou-o para ser Marítimas ÁFRICA 0 740 km
o mensageiro de Alá (Deus). Em outra, Maomé ouviu ORIENTAL
o anjo pedindo-lhe que recitasse. Perguntou o que
deveria recitar e o anjo respondeu: Fonte: MANTRAN, Robert. A expansão muçulmana: séculos VII-XI.
Tradução de Trude von Lashan Solstein. São Paulo: Pioneira, 1977. p. 35.
“Recita: em nome de vosso Senhor que criou,
Criou o homem de um coágulo de sangue. ↪ A migração de Meca para Medina
Recita: e vosso Senhor é o mais generoso,
que ensinou junto ao aprisco [através da pena], Maomé iniciou suas pregações em Meca com
ensinou ao homem o que ele não sabia. uma mensagem que destacava a bondade e o po-
Não, de fato: certamente o homem faz-se insolente, der de Deus, criador do ser humano e de tudo que
pois se julga autossuficiente. existe. Mais tarde, adicionou à sua mensagem a ideia
Certamente em vosso Senhor está a volta.” do Juízo Final e o dever de todo ser humano de
adorar a Deus, de purificar-se e de ser generoso
CORÃO 96: 1-8. In: HOURANI, Albert. Uma história dos povos árabes. com os mais pobres. Em uma cidade marcada pelo
Tradução de Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, grande abismo entre ricos e pobres, a mensagem de
2006. p. 57. solidariedade social de Maomé foi hostilizada pelos
coraixitas.
Veja respostas e orientações
Apesar da oposição dos coraixitas, a nova fé
QUESTÃO no Manual do Professor. conseguiu recrutar seguidores: primeiro, entre os jo-
vens de famílias e clãs das camadas médias da so-
• Nesse trecho do Corão, o livro sagrado do islã, é possível ciedade; em seguida, conseguiu a adesão de clãs de
menor influência; na sequência, de indivíduos de fora
identificar três importantes características que o islamismo dos clãs coraixitas; e, por fim, chegou aos escravos.
e a tradição judaico-cristã têm em comum. Aponte-as. Mais tarde, por volta de 615, Maomé, pondo em
prática as revelações que teria recebido, começou a
condenar a idolatria. Os coraixitas viram na mensa-
gem do profeta uma declaração de guerra à religião
tradicional, pois suas críticas questionavam as pere-
grinações a Meca e ameaçavam as receitas obtidas
pelos membros mais influentes do grupo.
Por volta de 620, já viúvo, Maomé começou a or-
ganizar com seus seguidores a migração para um lugar
mais seguro. O local escolhido foi a cidade de Yatrib
(mais tarde renomeada de Medina, a cidade do profe-
ta), distante cerca de 430 km de Meca. A chegada de
Maomé e seu grupo às proximidades de Yatrib, em 24
de setembro de 622, é conhecida como Hégira. A data
92 UNIDADE 2: O MUNDO EM MOVIMENTO