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com o Concílio de Latrão. [...] Não ensine ou aborde durante a              que as correntes filosóficas eram manifestações                                     LEEMAGE/CORBIS VIA GETTY IMAGES - MUSEU DO PALÁCIO DE VERSALHES
    aula, sem uma grande seleção, os intérpretes de Aristóteles que             parciais do espírito e que, para além dos limites do
    não mereciam o bem da religião cristã [...]. Pelo contrário, fale de        mundo, havia um Deus, que criou a humanidade.
    São Tomás de Aquino apenas de maneira honrosa, seguindo-o
    com satisfação sempre que apropriado, ou deixando-o com                           Dessa forma, a adjetivação “espiritualista” ex-
    reverência e consideração, nas ocasiões em que não convém.”                 pressa esse entendimento de que a filosofia é de-
                                                                                senvolvida por meio da análise interior da consciên-
          RATIO Studiorum Oficial, 1599. Disponível em: https://www.academia.   cia, pois esta é a ferramenta principal na busca da
      edu/31204922/Compa%C3%B1%C3%ADa_de_Jes%C3%BAs_1599_Ratio_                 verdade. É dessa maneira que a filosofia de Cousin
                                                                                visaria o verdadeiro, belo e bom.
            Studiorum_Oficial. Acesso em: 4 set. 2024. p. 65. (tradução nossa)
                                                                                ↑ Retrato de Victor Cousin, pintura de Louis Claude Mouchot, século
      A filosofia era uma disciplina importante na for-                         XIX. O filósofo francês foi uma importante referência para o ecletismo
mação. No entanto, deveria estar subordinada aos                                espiritualista na Europa e no Brasil.
propósitos da Companhia de Jesus: a evangeliza-
ção, a conversão à fé católica e a disseminação do                              O caso brasileiro
catolicismo.
                                                                                      No Brasil, o ecletismo de Cousin se manifestou,
      O pensamento filosófico dos religiosos do iní-                            em grande parte, nas lições do político e filósofo por-
cio do século XVI estava a serviço da propagação                                tuguês Silvestre Pinheiro Ferreira (1769-1846) e nas
do catolicismo, buscando reavivar a fé católica,                                obras e nos sermões do frade franciscano e teólogo
que enfrentava um momento crítico com o avanço                                  brasileiro Francisco do Monte Alverne (1784-1858). Para
do protestantismo, e converter novos povos pelo                                 Alverne, a tarefa da filosofia era promover a reflexão
mundo. Esse propósito motivava os religiosos que                                no indivíduo, possibilitando o entendimento e a liber-
desembarcaram na América portuguesa. A educação                                 dade espiritual de escolha.
jesuíta orientou-se pela sistematização escolástica
da filosofia aristotélica. O ensino de filosofia se res-                                   “Segundo Alverne, ‘o entendimento propõe à vontade
tringia, principalmente, aos estudos e comentários                                  o objeto bom ou não, mas não obriga, antes a deixa em sua
das obras de Aristóteles e de Tomás de Aquino.                                      liberdade, para que abrace ou rejeite o objeto que lhe é pré‑
                                                                                    -posto: essa indiferença da vontade é a raiz da liberdade’.
      Podemos estabelecer um paralelo entre o con-                                  Livre para escolher quais caminhos tomar, o homem era
texto do século XVI e os primeiros séculos da era                                   guiado [...] pelos sinais que recebia do mundo externo.”
cristã, mais especialmente os séculos I e II. Durante
o início da filosofia cristã, os padres utilizavam con-                                          DURAN, Maria Renata da Cruz. Ecletismo e retórica na filosofia
ceitos e concepções filosóficas para reafirmar o                                                      brasileira: de Silvestre Pinheiro Ferreira (1769-1846) ao frei
cristianismo, formular um sistema doutrinal e de-
fendê-lo das perseguições do Estado romano.                                                      Francisco do Monte Alverne (1784-1858). Guarulhos: Almanack,
                                                                                            n. 9, abr. 2015. p. 126. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alm/a/
		↪ O ecletismo espiritualista
                                                                                                          Cc8JtHPb8wWx78rf4YYTLPf/. Acesso em: 25 set. 2024.
      Pode-se dizer que, em alguma medida, o ecle-
tismo espiritualista assimilado por Portugal desem-                                   A filosofia seria importante para o ser humano
penhou, nesse país e, posteriormente, no Brasil, um                             entender os sinais externos, mas ele teria a liber-
papel de transição da filosofia desenvolvida até en-                            dade de discernir sobre esses sinais. De qualquer
tão pela Companhia de Jesus para a filosofia mo-                                maneira, tal formulação evidencia a importância da
derna. A partir do fim do século XVII e durante o                               percepção no pensamento de Alverne e sua rela-
século XVIII, o aristotelismo, seu sistema metafísico                           ção com o entendimento. Aparentemente, o teólogo
e sua filosofia natural de explicação do mundo pas-                             buscava conciliar o racionalismo de Descartes com
saram a ser questionados de maneira muito vigoro-                               o empirismo de Locke.
sa. Ele foi afetado pelo desenvolvimento da ciência
moderna e de seu respectivo método experimental.

      De acordo com o ecletismo, a verdade absoluta
não se encontrava em nenhuma filosofia. Era preciso
exercer a liberdade para escolher os melhores con-
ceitos de cada corrente ou pensamento filosófico.
Por esse motivo, buscava conciliar aspectos de teo-
rias e filosofias diferentes, como as de Aristóteles,
Descartes e Newton. Esse seria o caminho mais in-
dicado para se chegar à verdade.

      A escola eclética teve como importante refe-
rencial o filósofo francês Victor Cousin (1792-1867),
que acreditava que a base da filosofia estava na
harmonização de um conjunto de correntes filosófi-
cas, como o racionalismo cartesiano, o empirismo, o
idealismo e a filosofia do senso comum. Ele defendia

124 UNIDADE 2: O MUNDO EM MOVIMENTO
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