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A percepção dos fatos e sua respectiva contingência fazem parte de nosso
                                  cotidiano. Mas a percepção de um fato, de um objeto como a árvore, o canto do
                                  bem-te-vi ou o triângulo, implica a captação de algo além do evento particular.
                                  Trata-se de uma intuição ideal: a intuição da essência.

                                             “A essência (eidos) é uma nova espécie de objeto. Assim como o que é dado na intuição
                                      individual ou empírica é um objeto individual, assim também o que é dado na intuição de
                                      essência é uma essência pura.”

                                           HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. 5. ed. Aparecida:
                                                                                                                                               Ideias & Letras, 2006. p. 36.

                                        Os fatos particulares são reais, ao passo que as essências (os universais)
                                  são ideais. São elas, as essências, que, traduzidas em conceitos, nos possibili-
                                  tam classificar ou ordenar os fatos particulares. Dessa maneira, na percepção,
                                  quando algo aparece à consciência (um fenômeno), há dois tipos de intuição, que
                                  se realizam conjuntamente: a intuição de um fato e a intuição de uma essência.
                                  A intuição de uma essência é de ordem intelectual – trata-se do sentido ideal
                                  que se atribui ao fato e que serve para identificá-lo.

                                        Assim, a fenomenologia é a ciência por meio da qual se investigam as es-
                                  sências dos fenômenos ou os sentidos que a consciência atribui aos fenômenos
                                  que ocorrem nas diversas experiências humanas.

    Veja respostas e orientações  	↪	 Os diversos reinos das essências
       no Manual do Professor.
                                        A fenomenologia não se interessa pelos fatos da mente de um indivíduo
  	QUESTÃO                       em particular, mas pelo que há de essencial nas vivências da consciência. O
                                  que essa afirmação significa?
•	 Em uma escola primá-
    ria, uma criança faz um             Pense em uma sessão de análise. O psicólogo está preocupado com os
    quadrado com dobradura,       acontecimentos importantes na vida de seu paciente e com os processos men-
    outra desenha um qua-         tais que esses eventos desencadearam. Em outras palavras, está preocupado
    drado no caderno usando       com o entendimento que o sujeito tem da própria vida e com as experiências
    lápis de cor e uma terceira   particulares, atentando a traumas, distúrbios, angústias, ansiedades, temores
    criança recorta uma forma     etc. Sob esse ponto de vista, cada indivíduo deve ser considerado de acordo
    geométrica idêntica à dos     com sua trajetória particular e suas características próprias.
    colegas em uma folha de
    cartolina. Com base na              Diferentemente da atividade do psicanalista, que investiga as particula-
    teoria fenomenológica         ridades da trajetória de cada indivíduo, o fenomenólogo trata das condições
    de Husserl, identifique o     necessárias para que algo se forme na mente humana por meio da experiência
    fato e a essência de cada     perceptiva, da imaginação, da lembrança ou de outro tipo de vivência. Ele in-
    experiência.                  vestiga as estruturas essenciais de todo tipo de experiência consciente.

                                        Essas estruturas essenciais, isto é, as condições sem as quais não há
                                  vivência na consciência ou na mente, são universais, ou seja, estão presentes
                                  em todos os indivíduos. Para acontecer uma vivência perceptiva em qualquer
                                  indivíduo, é necessário que determinadas condições estejam estabelecidas.

                                        A fenomenologia, então, estuda a essência dos fenômenos que aparecem
                                  na consciência (o universal), sem se prender à experiência psicológica subjetiva.
                                  Um fenomenólogo não se preocupa, portanto, com os processos psicológicos
                                  envolvidos no desenvolvimento das emoções ou dos valores de um indivíduo em
                                  particular, mas com as condições essenciais que permitem a vivência ou as ex-
                                  periências a todos os indivíduos.

                                  Dois exemplos: a percepção e a recordação

                                        Existem vários tipos de vivência na mente. Cada um deles determina de
                                  maneira específica como a coisa aparecerá na consciência. Para entender me-
                                  lhor, comparemos uma percepção com uma recordação. Imagine que você veja
                                  ou toque um caderno. Você tem à frente algo físico, para o qual está olhando ou
                                  tocando. Toda vivência perceptiva apresenta esta característica: requer a pre-
                                  sença de uma coisa física. No caso, o caderno, mas poderia ser outro objeto.

                                        Não acontece o mesmo com a vivência da recordação. Quando você tem
                                  uma lembrança, a consciência mantém a percepção da coisa física mesmo
                                  na ausência dela, como quando você apenas se lembra de um caderno ou de
                                  qualquer outra coisa, apesar de não poder vê-lo nem o tocar.

CAPÍTULO 22: AS ORIGENS DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA E A BUSCA PELO SENTIDO: FENOMENOLOGIA, HERMENÊUTICA E FILOSOFIA ANALÍTICA 275
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