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↪ A relação entre linguagem e ↪ Jogos de linguagem
mundo
Com o passar dos anos, Wittgenstein aban-
O filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889 donou suas primeiras formulações e se afastou da
‑1951) também buscou a depuração da linguagem tentativa de construir uma linguagem ideal ou de
comum, com o objetivo de atingir sua estrutura decompor (analisar) as sentenças até encontrar o
lógica. Ele partia da ideia de que o mundo é um
conjunto de acontecimentos compostos de fatos núcleo lógico para, a partir dele, determinar o que
é falso ou verdadeiro. Na segunda fase de sua pro-
atômicos, que são formados por objetos ou coi- dução intelectual, ele tomou como centro de suas
sas simples. Dessa maneira, a linguagem refletiria reflexões a significação ou o sentido da linguagem
a realidade do mundo. Ela é uma representação cotidiana. Este seria estabelecido pelo uso, eviden-
dele. Assim como o mundo é composto de fatos ciando que há inúmeros tipos de emprego de si-
atômicos e coisas simples, que são representados nais, palavras e proposições. Quer dizer, existe uma
pelos nomes, a linguagem é formada por proposi- multiplicidade de jogos linguísticos, com regras e
ções simples ou atômicas, reunidas em proposições sentidos próprios.
complexas. O filósofo austríaco percebeu que a linguagem
Dessa forma, “Pelé” é um nome. A afirmação é muito mais rica do que uma mera designação fixa
“Pelé é brasileiro” é uma proposição atômica. “Pelé e imutável de coisas. A linguagem é composta de
é brasileiro, foi tricampeão do mundo e fez mais de jogos de linguagem, e o significado de uma palavra
mil gols” é uma proposição complexa (composta de ou de uma proposição está relacionado à sua utili-
várias proposições atômicas), que tem correspon- zação e às suas respectivas regras, podendo variar
dência com o fato complexo (composto de vários de acordo com elas.
fatos atômicos). Wittgenstein dá diversos exemplos de jogos de
Nossos pensamentos, que são expressos por linguagem: formar e examinar uma hipótese, repre-
meio de proposições, têm uma correspondência com sentar no teatro, cantar em roda, resolver um pro-
o mundo. No entanto, muitas vezes a linguagem co- blema de aritmética, traduzir, rezar etc. Em cada um
mum pode obscurecê-la. Por isso, é necessário, se- desses jogos, as expressões e as proposições assu-
gundo Wittgenstein, analisar a linguagem até chegar miriam sentidos novos e diferentes. Dessa maneira,
a frases elementares que representam o mundo e as possibilidades da linguagem ou das linguagens
deixar, de maneira clara, o que se está dizendo e o seriam incontáveis. DOC. 2 Veja respostas e orientações
que se está pensando. no Manual do Professor.
QUESTÕES Veja respostas e orientações Atualmente, muitos jogos de linguagem são dis-
no Manual do Professor. seminados nos meios eletrônicos. Leia o diálogo a
seguir, que se refere a uma troca de mensagens
A palavra mágica fictícia entre duas amigas, e, em seguida, responda
às questões.
“Certa palavra dorme na sombra De um livro raro.
Como desencantá-la? REPRODUÇÃO/ARQUIVO DA EDITORA
É a senha da vida
A senha do mundo. 1. Traduza o diálogo para linguagem formal.
Vou procurá-la.
Vou procurá-la a vida inteira 2. Explique a influência dos meios de comunicação eletrônicos
No mundo todo. nas transformações da linguagem escrita.
Se tarda o encontro,
Se não a encontro, 3. Reúna-se com um colega e, utilizando uma rede social,
Não desanimo, dialoguem brevemente, criando signos ou símbolos, ou
Procuro sempre. seja, elaborando um jogo de linguagem.
Procuro sempre, e minha procura
Ficará sendo
Minha palavra.”
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova
Aguilar, 2020. p. 854.
1. No poema, o eu lírico anuncia que está em busca de uma
palavra. O que essa palavra nomearia?
2. Estabeleça uma relação entre a ideia central do poema e
a filosofia da linguagem.
CAPÍTULO 22: AS ORIGENS DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA E A BUSCA PELO SENTIDO: FENOMENOLOGIA, HERMENÊUTICA E FILOSOFIA ANALÍTICA 273