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elas existam? Talvez o fundamento ou a origem de todas as coi-                       direitos naturais e da necessidade da sociedade ou do contrato
sas que existem sejam a mente, o espírito ou a razão.                                social para evitar uma situação de guerra de todos contra todos.
                                                                                     Destaque para a fundamentação dos conceitos de justiça e injus-
        Hegel é o mais importante dos filósofos do idealismo ale-                    tiça da sociedade contratual. O escrito pode ser utilizado como
mão. Seu sistema metafísico influenciou e até hoje influencia fi-                    aprofundamento do estudo realizado no capítulo 15.
lósofos e correntes filosóficas contemporâneas. No centro de sua
filosofia está a ideia de percurso do Espírito Absoluto. Espírito                    O contrato social para evitar a guerra do homem contra
Absoluto antes de tudo é atividade, está em marcha e se realiza                      o homem
a partir de afirmações e negações. Daí o caráter dialético da sua
realização progressiva.                                                                          “[...] tudo aquilo que se infere de todo homem, infere-se também
                                                                                         do tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão
        Sugere-se destacar para o aluno a importância da dialé-                          a que lhes pode ser oferecida pela sua própria força e pela sua própria
tica idealista de Hegel para a filosofia, que em certa medida                            invenção. Numa tal condição não há lugar para trabalho, pois o seu fruto
resgatou o movimento e a negação para o pensamento racional.                             é incerto; consequentemente, não há cultivo da terra, nem navegação,
Ambos, desde a formulação de Parmênides, eram considerados                               nem uso das mercadorias que podem ser importadas pelo mar; não há
insólitos, enganosos, opostos ao verdadeiro ser, que deveria ser                         construções confortáveis, nem instrumentos para mover e remover as
imóvel e não poderia não ser. Hegel retomou Heráclito e afirmou                          coisas que precisam de grande força; não há conhecimento da face da
não só o movimento do espírito, mas o fato de que ele se move                            Terra, nem cômputo do tempo, nem artes, nem letras; não há sociedade;
por processos de afirmação, negação e síntese. Um motivo adi-                            e o que pior do que tudo, um medo contínuo e perigo de morte violenta.
cional para ressaltar a importância da dialética hegeliana é sua                         E a vida do homem é solitária, miserável, sórdida, brutal e curta.
influência na teoria de Marx. O materialismo histórico-dialético
herdou o conceito de dialética de Hegel e o aplicou à vida con-                                  [...] Poderá porventura pensa-se que nunca existiu um tal tempo,
creta dos homens.                                                                        nem uma condição de guerra como esta, e acredito que jamais tenha sido
                                                                                         geralmente assim, no mundo inteiro; mas há lugares onde atualmente
        Segundo Hegel, a evolução do conhecimento leva o homem                           se vive assim, porque os povos selvagens de muitos lugares da América,
comum do saber meramente fenomênico, inconsciente do mo-                                 com exceção do governo de pequenas famílias, cuja concórdia depende
vimento do espírito, que entende o sujeito do conhecimento e o                           da concupiscência natural, não possuem nenhuma espécie de governo,
objeto conhecido como duas coisas distintas, ao saber absoluto,                          e vivem nos nossos dias daquela maneira brutal que antes referi. Seja
momento de consciência da marcha do espírito, quando o espí-                             como for, é fácil conceber qual era o gênero de vida quando não havia
rito reconhece sua própria atividade como criadora da realidade.                         poder comum a temer [...]

        Aproveite o conceito de dialética de Hegel na análise do                                 Desta guerra de todos os homens contra todos os homens tam-
boxe que trata do herói grego Odisseu e da Guerra de Troia.                              bém isto é consequência: que nada pode ser injusto. As noções de certo
Esclareça a analogia feita no texto principal entre a trajetória do                      e de errado, de justiça e injustiça não podem aí ter lugar. Onde não há
espírito, concebida por Hegel, e a epopeia de Odisseu, narrada                           poder comum não há lei, e onde não há lei não há injustiça. Na guerra, a
na Odisseia, de Homero.                                                                  força e a fraude são as duas virtudes cardeais. A justiça e a injustiça não
                                                                                         fazem parte das faculdades do corpo ou do espírito. Se assim fosse, po-
 APRENDER A ARGUMENTAR (P. 197)                                                          deriam existir num homem que estivesse sozinho no mundo, do mesmo
        Propor aos alunos a leitura do texto expositivo sobre a falácia                  modo que os seus sentidos e paixões. Sãi qualidades que pertencem aos
                                                                                         homens em sociedade, não na solidão. Outra consequência da mesma
da pergunta complexa, incentivando-os a dar exemplos de sua                              condição é que não há propriedade, nem domínio, nem distinção entre
utilização na vida cotidiana. Ela pode ser traduzida como: “pega-                        o meu e o teu; só pertence a cada homem aquilo que ele é capaz de
dinha”. É uma pergunta capciosa, apresentada como simples (pois                          conseguir, e apenas enquanto for capaz de o conservar. É pois nesta
supõe “sim” ou “não” como resposta), e que tenta trazer em si a                          miserável condição que o homem realmente se encontra, por obra da
impossibilidade de uma resposta que não prejudique o interlocutor.                       simples natureza, embora com uma possibilidade de escapar a ela, que
                                                                                         em parte reside nas paixões e em parte na sua razão.
 LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (P. 198)
        Nesta seção, trabalhamos dois textos, o de Isaiah Berlin, As                             As paixões que fazem os homens tenderem para a paz são o medo
                                                                                         da morte, o desejo daquelas coisas que são necessárias para uma vida
raízes do romantismo, e o de Denis Rosenfield, Hegel. No primeiro,                       confortável e a esperança de as conseguir por meio do trabalho. E a
é importante destacar a relação entre finito e infinito do movi-                         razão sugere adequadas normas de paz, em torno das quais os homens
mento romântico, presente também na filosofia idealista alemã.                           podem chegar a um acordo. Essas normas são aquelas a que em outras
O segundo escrito, trata da evolução ou o progresso do espírito                          situações se chamam leis da natureza [...]”
na filosofa hegeliana, com destaque para as fases históricas de
realização da ideia de liberdade.                                                       HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 109, 110 e 111.

 LEITURA PARA O PROFESSOR                                                            RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE

    DUDLEY, Will. Idealismo alemão. Petrópolis: Vozes, 2013.                          QUESTÕES (P. 190)
    Dudley, nesta obra, apresenta de maneira didática e concisa noções e conceitos           A atividade é aberta e procura estimular a reflexão dos es-
    complexos do idealismo alemão, abarcando o período da publicação da Crítica
    da Razão Pura de Kant até a morte de Hegel (1831), tratando, portanto, do        tudantes sobre a existência de uma força infinita – uma ideia ou
    pensamento de Kant, Fichte, Schelling e Hegel.                                   conceito presente de maneira diversa no romantismo e no idealismo
                                                                                     alemão e que, em certa medida, está presente também no imaginá-
    HYPPOLITE, Jean. Gênese e estrutura da fenomenologia do espírito                 rio ou na vida de muitas pessoas. O romantismo ressalta principal-
    de Hegel. 2. ed. Trad. Sílvio Rosa Filho e outros. São Paulo: Discurso           mente a ideia de sentimento do infinito, e o idealismo alemão, a ideia
    Editorial, 2003.                                                                 de que há uma razão que governa o mundo. É possível aproximar
    Obra capital de interpretação e elucidação da Fenomenologia do Espírito, de      essas ideias à realidade do jovem, que pode ter sentimentos mís-
    Hegel. O filósofos francês dedicou grande parte de sua vida acadêmica aos        ticos ou religiosos de unidade, ou conceber o Universo como uma
    estudos do pensamento de Hegel e pôde, como poucos, prestar uma profunda         totalidade na qual existe interação entre seus elementos. São con-
    contribuição de esclarecimento do hegelianismo.                                  ceitos abstratos que, no entanto, têm incidência concreta na vida,
                                                                                     se transfigurados como a relação entre indivíduo e sociedade, ou
    VAZ, Henrique Cláudio de Lima. A formação do pensamento de                       o ser humano e a natureza, ou ainda como religiosidade (homem e
    Hegel. São Paulo: Loyola, 2014.                                                  Deus). Em todos os casos, o ser humano ou o indivíduo tem sua vida
    O padre jesuíta e filósofo Vaz Lima é considerado o mais credenciado intérprete  marcada por esse fato: a existência individual, particular, acontece
    brasileiro sobre o pensamento hegeliano. Nesta obra, ele trata da formação do    dentro de uma totalidade (social, natural ou espiritual).
    pensamento do grande filósofo do idealismo alemão.
                                                                                      QUESTÕES (P. 196)
Leitura para o aluno                                                                     1)	 O principal conceito explorado na obra de Delacroix é o da
        Texto 1                                                                              liberdade, representada por uma mulher semidesnuda que
        Trecho de texto retirado da obra Leviatã, de Thomas Hobbes,                          ergue a bandeira francesa e carrega um fuzil. Ou seja, a
                                                                                             pintura da mulher remete a um ideal, a liberdade. A busca
que trata da possível situação do ser humano em estado de na-
tureza, como fonte argumentativa para a defesa da existência de

418 MANUAL DO PROFESSOR
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