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elas existam? Talvez o fundamento ou a origem de todas as coi- direitos naturais e da necessidade da sociedade ou do contrato
sas que existem sejam a mente, o espírito ou a razão. social para evitar uma situação de guerra de todos contra todos.
Destaque para a fundamentação dos conceitos de justiça e injus-
Hegel é o mais importante dos filósofos do idealismo ale- tiça da sociedade contratual. O escrito pode ser utilizado como
mão. Seu sistema metafísico influenciou e até hoje influencia fi- aprofundamento do estudo realizado no capítulo 15.
lósofos e correntes filosóficas contemporâneas. No centro de sua
filosofia está a ideia de percurso do Espírito Absoluto. Espírito O contrato social para evitar a guerra do homem contra
Absoluto antes de tudo é atividade, está em marcha e se realiza o homem
a partir de afirmações e negações. Daí o caráter dialético da sua
realização progressiva. “[...] tudo aquilo que se infere de todo homem, infere-se também
do tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão
Sugere-se destacar para o aluno a importância da dialé- a que lhes pode ser oferecida pela sua própria força e pela sua própria
tica idealista de Hegel para a filosofia, que em certa medida invenção. Numa tal condição não há lugar para trabalho, pois o seu fruto
resgatou o movimento e a negação para o pensamento racional. é incerto; consequentemente, não há cultivo da terra, nem navegação,
Ambos, desde a formulação de Parmênides, eram considerados nem uso das mercadorias que podem ser importadas pelo mar; não há
insólitos, enganosos, opostos ao verdadeiro ser, que deveria ser construções confortáveis, nem instrumentos para mover e remover as
imóvel e não poderia não ser. Hegel retomou Heráclito e afirmou coisas que precisam de grande força; não há conhecimento da face da
não só o movimento do espírito, mas o fato de que ele se move Terra, nem cômputo do tempo, nem artes, nem letras; não há sociedade;
por processos de afirmação, negação e síntese. Um motivo adi- e o que pior do que tudo, um medo contínuo e perigo de morte violenta.
cional para ressaltar a importância da dialética hegeliana é sua E a vida do homem é solitária, miserável, sórdida, brutal e curta.
influência na teoria de Marx. O materialismo histórico-dialético
herdou o conceito de dialética de Hegel e o aplicou à vida con- [...] Poderá porventura pensa-se que nunca existiu um tal tempo,
creta dos homens. nem uma condição de guerra como esta, e acredito que jamais tenha sido
geralmente assim, no mundo inteiro; mas há lugares onde atualmente
Segundo Hegel, a evolução do conhecimento leva o homem se vive assim, porque os povos selvagens de muitos lugares da América,
comum do saber meramente fenomênico, inconsciente do mo- com exceção do governo de pequenas famílias, cuja concórdia depende
vimento do espírito, que entende o sujeito do conhecimento e o da concupiscência natural, não possuem nenhuma espécie de governo,
objeto conhecido como duas coisas distintas, ao saber absoluto, e vivem nos nossos dias daquela maneira brutal que antes referi. Seja
momento de consciência da marcha do espírito, quando o espí- como for, é fácil conceber qual era o gênero de vida quando não havia
rito reconhece sua própria atividade como criadora da realidade. poder comum a temer [...]
Aproveite o conceito de dialética de Hegel na análise do Desta guerra de todos os homens contra todos os homens tam-
boxe que trata do herói grego Odisseu e da Guerra de Troia. bém isto é consequência: que nada pode ser injusto. As noções de certo
Esclareça a analogia feita no texto principal entre a trajetória do e de errado, de justiça e injustiça não podem aí ter lugar. Onde não há
espírito, concebida por Hegel, e a epopeia de Odisseu, narrada poder comum não há lei, e onde não há lei não há injustiça. Na guerra, a
na Odisseia, de Homero. força e a fraude são as duas virtudes cardeais. A justiça e a injustiça não
fazem parte das faculdades do corpo ou do espírito. Se assim fosse, po-
APRENDER A ARGUMENTAR (P. 197) deriam existir num homem que estivesse sozinho no mundo, do mesmo
Propor aos alunos a leitura do texto expositivo sobre a falácia modo que os seus sentidos e paixões. Sãi qualidades que pertencem aos
homens em sociedade, não na solidão. Outra consequência da mesma
da pergunta complexa, incentivando-os a dar exemplos de sua condição é que não há propriedade, nem domínio, nem distinção entre
utilização na vida cotidiana. Ela pode ser traduzida como: “pega- o meu e o teu; só pertence a cada homem aquilo que ele é capaz de
dinha”. É uma pergunta capciosa, apresentada como simples (pois conseguir, e apenas enquanto for capaz de o conservar. É pois nesta
supõe “sim” ou “não” como resposta), e que tenta trazer em si a miserável condição que o homem realmente se encontra, por obra da
impossibilidade de uma resposta que não prejudique o interlocutor. simples natureza, embora com uma possibilidade de escapar a ela, que
em parte reside nas paixões e em parte na sua razão.
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (P. 198)
Nesta seção, trabalhamos dois textos, o de Isaiah Berlin, As As paixões que fazem os homens tenderem para a paz são o medo
da morte, o desejo daquelas coisas que são necessárias para uma vida
raízes do romantismo, e o de Denis Rosenfield, Hegel. No primeiro, confortável e a esperança de as conseguir por meio do trabalho. E a
é importante destacar a relação entre finito e infinito do movi- razão sugere adequadas normas de paz, em torno das quais os homens
mento romântico, presente também na filosofia idealista alemã. podem chegar a um acordo. Essas normas são aquelas a que em outras
O segundo escrito, trata da evolução ou o progresso do espírito situações se chamam leis da natureza [...]”
na filosofa hegeliana, com destaque para as fases históricas de
realização da ideia de liberdade. HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 109, 110 e 111.
LEITURA PARA O PROFESSOR RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE
DUDLEY, Will. Idealismo alemão. Petrópolis: Vozes, 2013. QUESTÕES (P. 190)
Dudley, nesta obra, apresenta de maneira didática e concisa noções e conceitos A atividade é aberta e procura estimular a reflexão dos es-
complexos do idealismo alemão, abarcando o período da publicação da Crítica
da Razão Pura de Kant até a morte de Hegel (1831), tratando, portanto, do tudantes sobre a existência de uma força infinita – uma ideia ou
pensamento de Kant, Fichte, Schelling e Hegel. conceito presente de maneira diversa no romantismo e no idealismo
alemão e que, em certa medida, está presente também no imaginá-
HYPPOLITE, Jean. Gênese e estrutura da fenomenologia do espírito rio ou na vida de muitas pessoas. O romantismo ressalta principal-
de Hegel. 2. ed. Trad. Sílvio Rosa Filho e outros. São Paulo: Discurso mente a ideia de sentimento do infinito, e o idealismo alemão, a ideia
Editorial, 2003. de que há uma razão que governa o mundo. É possível aproximar
Obra capital de interpretação e elucidação da Fenomenologia do Espírito, de essas ideias à realidade do jovem, que pode ter sentimentos mís-
Hegel. O filósofos francês dedicou grande parte de sua vida acadêmica aos ticos ou religiosos de unidade, ou conceber o Universo como uma
estudos do pensamento de Hegel e pôde, como poucos, prestar uma profunda totalidade na qual existe interação entre seus elementos. São con-
contribuição de esclarecimento do hegelianismo. ceitos abstratos que, no entanto, têm incidência concreta na vida,
se transfigurados como a relação entre indivíduo e sociedade, ou
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. A formação do pensamento de o ser humano e a natureza, ou ainda como religiosidade (homem e
Hegel. São Paulo: Loyola, 2014. Deus). Em todos os casos, o ser humano ou o indivíduo tem sua vida
O padre jesuíta e filósofo Vaz Lima é considerado o mais credenciado intérprete marcada por esse fato: a existência individual, particular, acontece
brasileiro sobre o pensamento hegeliano. Nesta obra, ele trata da formação do dentro de uma totalidade (social, natural ou espiritual).
pensamento do grande filósofo do idealismo alemão.
QUESTÕES (P. 196)
Leitura para o aluno 1) O principal conceito explorado na obra de Delacroix é o da
Texto 1 liberdade, representada por uma mulher semidesnuda que
Trecho de texto retirado da obra Leviatã, de Thomas Hobbes, ergue a bandeira francesa e carrega um fuzil. Ou seja, a
pintura da mulher remete a um ideal, a liberdade. A busca
que trata da possível situação do ser humano em estado de na-
tureza, como fonte argumentativa para a defesa da existência de
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