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RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE REINALDO VIGNATI 2) Espera-se que os estudantes digam que os Estados Unidos in‑
terferem diretamente nessas questões invadindo países árabes
DE OLHO NO PRESENTE (PÁGINA 268) e declarando guerra a esses países, por exemplo.
Essa atividade propõe a interpretação de símbolos que repre‑
DIGA NÃO… (PÁGINA 280)
sentam mundialmente algumas religiões e pretende estimular os 1) Resposta pessoal. Os estudantes podem mencionar questões
estudantes a refletir sobre a própria identidade e a necessidade de como casamento infantil, leis relativas ao estupro, exclusão da
respeito às diferentes crenças. No Brasil, também são comuns as educação, violação de direitos individuais (na Arábia Saudita, as
religiões de matriz africana. Estimule os estudantes a aprofundar mulheres precisam de autorização de um “guardião” masculino
seus conhecimentos sobre as diferentes religiões, incluindo as para seus afazeres e são proibidas de dirigir), assédio sexual,
de matriz africana, para que possam compreender melhor suas direitos de atuação política privados (falta de “representação
influências na organização do espaço geográfico mundial. política”), mutilação genital, abuso doméstico, falta de equidade
no acesso ao trabalho, entre outras.
C – A Lua crescente, referência ao islamismo. 2) Entre as razões para as violações aos direitos femininos nesses
O – O símbolo do yin-yang, associado ao taoísmo. países, os especialistas citam as estruturas políticas patriarcais
E – mc² – a fórmula da teoria da relatividade, uma referência e a ascensão de movimentos islamitas ao poder – contrariando
ao conhecimento científico. a vocação universal da insurgência, em que as mulheres tiveram
X – A estrela de Davi, símbolo do judaísmo. papel fundamental nas ruas.
I – Paganismo, utilizado para se referir a posicionamentos
religiosos diferentes dos tradicionais. 3) Resposta pessoal. Os estudantes podem dizer que a atuação das
S – Wicca é uma religião neopagã, baseada na veneração da mulheres contra a opressão que sofriam exerceu pressões locais
natureza e na prática de magia. e mundiais sobre os governos autoritários desses países árabes.
T – O crucifixo, símbolo do cristianismo.
4) Resposta pessoal. Os estudantes podem dizer que a situação
LEITURA DE MAPAS (PÁGINA 270) não mudou muito, pois muitos países árabes autoritários conti‑
Espera-se que os estudantes percebam uma regressão progres‑ nuam sendo denunciados por violação dos direitos às mulheres.
Oriente os estudantes a fazer pesquisas para aprofundar seus
siva do território, que agora se imitando à Faixa de Gaza e parte da conhecimentos sobre essa questão.
Cisjordânia.
5) Resposta pessoal. Oriente os estudantes a revisitar a declara‑
CONECTADO NAS MÍDIAS DIGITAIS (PÁGINA 271) ção Universal dos Direitos Humanos para pontuar as violações.
1) Oriente e acompanhe o trabalho dos estudantes. Espera-se Reforce com eles a ideia de que as violações aos direitos das
que eles percebam que, na época, os EUA se posicionavam mulheres em países árabes não são comuns a todos, havendo
contra o Estado Palestino, inclusive sem deixar claro se re‑ diferenças conforme a classe social a que elas pertencem e
conheceriam a criação do Estado caso a demanda chegasse a região em que vivem, como discutido no capítulo. Por fim,
ao Conselho de Segurança da ONU (reforce explicações so‑ os estudantes podem dizer que o respeito deve ser universal,
bre quais países representam o Conselho de Segurança da começando em casa e na escola, e avaliar que a situação das
ONU e quais funções esse conselho tem). Por fim, espera-se mulheres em países árabes, na maioria, é de muita opressão, em
que os estudantes concluam que, mesmo o governo menos razão de questões históricas, culturais e políticas; e que divulgar
radical do presidente Joe Biden, na época, estava atrelado protestos contra as violações de gênero nesses países é uma
ao posicionamento radical do então primeiro-ministro de forma de aumentar a pressão sobre essa situação.
Israel, Benjamin Netanyahu, de extrema-direita, contra a
possibilidade da criação de um Estado Palestino na região LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (PÁGINA 282)
ocupada pelos palestinos, e que tal posicionamento político 1) Um filme, Incêndios, do diretor Villeneuve (2010). Resposta
e geopolítico dos Estados Unidos desautorizam a ONU como pessoal. Os estudantes podem dizer que o filme também é um
Organização Internacional criada especialmente e de forma documento histórico e que o fato de o filme ter repercussão
supranacional para resolver questões mundiais como essa. mundial, é formador de opinião de massa e, nesse sentido, sua
2) Devido à guerra entre Israel e Hamas, deflagrada em 2023, as crítica contundente pode ser considerada. Promova uma ativi‑
perspectivas de um acordo de paz estão distantes. A maioria dade com os professores de História: providenciem a exibição
dos israelenses vive em boas condições de saúde e de educa‑ do filme para os estudantes, de forma que possam analisá-lo
ção, demonstrado no seu elevado Índice de Desenvolvimento e, em seguida, debater as ideias da autora sobre as distorções
Humano (25º em 2022), mas sofre ameaças de atentados que ela defende em relação aos árabes, apresentadas no filme.
terroristas. Muitos palestinos, por sua vez, vivem em campos 2) Resposta pessoal. Segundo a autora, o fundamentalismo
de refugiados em situações precárias, dependendo de ajuda como concepção tem sido amplamente estudado por diversos
humanitária. Esse povo ainda sofre a ameaça dos ataques autores e, segundo Karen Armstrong (no livro Em nome de
do exército israelense. Deus: o fundamentalismo no judaísmo, no cristianismo e no
3) Estimule a socialização das informações e das experiências islamismo), a origem do fundamentalismo está nas religiões
entre os estudantes e incentive-os à conexão com as mídias protestantes estadunidenses e está presente também no
digitais e redes sociais como forma de aprofundamento dos judaísmo e no islamismo.A partir dessa consideração, o es‑
conhecimentos. tudante deve opinar e defender sua opinião com argumentos.
QUESTÕES (PÁGINA 277) 3) Espera-se que os estudantes digam que o Conselho de
1) Espera-se que os estudantes digam que essa sub-região do Segurança é composto por 15 membros, sendo cinco per‑
Oriente Médio é geopoliticamente estratégica para as potências manentes (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e
capitalistas ocidentais, pois é rica em petróleo, além da questão China) e dez países eleitos para um período de dois anos.
árabe-israelense, pois manter a hegemonia de Israel, um país Sua principal função é fazer mediações pacíficas e propor
pró-Ocidente, é uma forma de diminuir a atuação de países ára‑ acordos entre os países. Em caso de conflito, procurar um
bes contrários aos interesses estadunidenses e aliados na região. cessar-fogo, enviar missões de paz e adotar sanções eco‑
nômicas. Se necessário, tomar medidas militares coletivas,
478 MANUAL DO PROFESSOR para fazer cumprir suas metas e ordens.
4) A falta de maior representatividade de algumas nações,
como Índia, Japão, Alemanha e Brasil. Atualmente há uma
concentração em torno dos cinco membros com poder de
veto, que podem unilateralmente barrar decisões importan‑
tes contra países que ataquem seu povo ou seus vizinhos.
Há ainda críticas com respeito à falta de ações práticas que
minimizem ou evitem as guerras em curso no mundo.
5) No Irã, as mulheres são obrigadas a cobrir os cabelos com
um hijab e a usar roupas largas para cobrir o corpo. O con‑
trole dos corpos e das formas de expressão de mulheres é