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DIGA NÃO… (PÁGINA 286) da sociedade brasileira, como forma de mudar esse cenário
O objetivo desta atividade é estimular o protagonismo juvenil brasileiro, atuando em prol da difusão de conhecimento e
da inspiração de novas práticas inclusivas.
dos estudantes junto à sua comunidade na busca de soluções para
problemas locais. Estimule-os a desenvolver esse tipo de parti‑ IMAGINE (PÁGINA 294)
cipação, pois, com isso, terão a oportunidade tanto de conhecer 1) Alguns fatores explicam o fato de a Índia ser considerada um
os problemas reais, quanto de se aproximar das pessoas e buscar subcontinente: a extensão de seu território, sua localização
soluções e tomar atitudes propositivas. geográfica (posição intermediária e peculiar no continente
asiático); sua diversidade étnica e religiosa; o tamanho de
QUESTÕES (PÁGINA 286) sua população absoluta etc.
1) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes digam que 2) Hinduísmo, budismo, islamismo, entre outras. O hinduísmo é
as maiores desigualdades de renda se encontram principal‑ a religião predominante. Uma característica do hinduísmo é
mente no Sul Global, considerando os processos históricos o sistema de castas, uma divisão por grupos sociais fecha‑
desses países, a posição em que se encontram na DIT e os dos, que tem forte influência na estratificação social e na
fatores internos que favorecem a concentração de renda segregação espacial da população, condicionando pessoas
nesses países. Discuta com eles que essa situação é agrava‑ de castas inferiores a condições precárias de trabalho na
da, em especial, na África subsaariana e na América Latina. sociedade indiana. Esse fator é responsável por grandes
Na maioria desses países, o coeficiente de Gini é superior a desigualdades socioeconômicas no país. Reforce com os
0,45 (Índice Gini é superior a 45%). Para aprofundar os co‑ estudantes a explicação sobre o que são a estratificação
nhecimentos dos estudantes, pesquise e acesse os dados social e a segregação espacial e discuta as consequências
mais recentes do Índice de Gini. Sobre os dados do Pnud da injustiça nesses processos.
(2022), discuta com os estudantes, o fato de os países do
Leste Europeu terem aparecido com as melhores posições 3) A diversidade religiosa da Índia pode ser explicada pela sua
no ranking, o que desmitifica a ideia geral de que os melhores localização no continente asiático, o que levou o país a re‑
países do mundo estão no Ocidente capitalista desenvolvido. ceber a influência de outros povos, a ter uma miscigenação
2) Países como o Brasil e a África do Sul, em decorrência da étnica bastante ampla e formação cultural e religiosa di‑
posição que ocupam na Divisão Internacional do Trabalho, versificada. Essa diversidade gera protestos no país contra
geram divisas por meio de commodities agrícolas e minerais a estratificação do hinduísmo e tentativas de as pessoas
e ainda dependem da importação de produtos industrializa‑ mudarem de religião para evitar serem discriminadas; além
dos. Quanto às exportações, a maior parte da riqueza gerada de muitos conflitos etnorreligiosos.
pelas exportações desses países fica concentrada nas mãos
de grandes empresas ou de uma pequena parcela de empre‑ 4) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes se sensibili‑
sários que fazem parte da elite econômica. Políticas internas zem com a estratificação social que caracteriza o hinduísmo,
que desfavorecem a distribuição de renda e a consequente sobretudo por pertencer (segundo a proposta da atividade)
concentração de renda ajudam a explicar a enorme dispari‑ à casta composta por sacerdotes e eruditos, pois a situação
dade em muitos países do Sul Global. de justiça religiosa e do conhecimento erudito propiciam a
defesa de valores humanitários. Com base no posiciona‑
LEITURA DE GRÁFICO (PÁGINA 289) mento dos estudantes, discuta com eles essas questões:
1) Apesar do aumento significado da participação da indústria estabeleça comparações com a situação de estratificação
no PIB nacional durante a década de 1970, essa participação social imposta pelas condições socioeconômicas, étnicas e
entrou em queda constante até o fim da década de 1980. de gênero que acabam gerando discriminação, preconceito
2) Pode-se concluir que o processo de industrialização desen‑ e exclusão social no Brasil e em outros países.
cadeado na década de 1970, baseado no aumento expressivo
da dívida externa, serviu para descapitalizar o país, pois os QUESTÕES (PÁGINA 298)
lucros foram enviados para as multinacionais e para paga‑ a) O texto sugere que o contato inicial foi amistoso, pois a re‑
mento dos juros dessa dívida. Pode-se concluir também que cepção dos africanos aos portugueses na costa do rio Zaire
o país se tornou “industrializado, mas não desenvolvido”, pois foi calorosa. Esse contato pode ter sido caloroso porque os
continuou dependente do capital externo. africanos, segundo suas crenças, acreditavam que os homens
brancos que desembarcaram com Diogo Cão podiam ser
LEITURA DE MAPA (PÁGINA 291) espíritos de antepassados voltando para casa.
Os estudantes devem perceber, com base na análise do
b) O texto traz informações sobre o reino do Kongo, uma es‑
mapa, que as indústrias se concentram nas regiões Sudeste e Sul trutura político-administrativa bem complexa e centralizada;
do país e relacionar o fato da distribuição industrial por ser um dos onde a autoridade máxima era o manicongo, escolhido por um
critérios utilizados pelos geógrafos Milton Santos e Maria Laura conselho de nobres que ocupavam os cargos de secretários
Silveira na proposta de regionalização do país em “quatro brasis”. reais, administradores provinciais, coletores de impostos,
Essas duas regiões, consideradas distintas na classificação oficial juízes e oficiais militares.
do IBGE, são “unidas” na chamada região Concentrada; agrupando
locais que detêm o grosso da produção industrial, dos centros c) A economia se baseava na atividade agrícola e pastoril, em‑
financeiros, da infraestrutura viária e de serviços, o que evidencia bora houvesse grandes mercados regionais para o comércio
as disparidades regionais no país. de sal e de produtos de ferro, nos quais a moeda usada era
um tipo de concha da região da ilha de Luanda, cuja coleta
CONECTADO NAS MÍDIAS DIGITAIS (PÁGINA 291) era monopólio real. Espera-se que os estudantes levantem
1) Resposta pessoal. hipóteses, sugerindo, por exemplo, que a inserção do comér‑
2) Resposta pessoal. cio de escravizados rendeu lucros a alguns reis e passou a
ser prioritário na região. Se necessário, oriente a pesquisa
3) Oriente e acompanhe a atividade dos estudantes. Explore e dos estudantes.
discuta com eles as informações obtidas sobre as questões
desafiadoras propostas. DIGA NÃO… (PÁGINA 302)
1) a) Resposta pessoal. Os estudantes devem expor o que en‑
4) Espera-se que os estudantes proponham alternativas, como tendem sobre o conceito. Discuta com eles que a segrega‑
realizar uma reforma agrária para melhorar a situação no ção é um fenômeno histórico, social e geográfico, que ocorre
campo, incentivar o desenvolvimento mais equilibrado das quando determinados grupos são separados e excluídos de
regiões no país, melhorar as condições dos trabalhadores outros. A prática pode ocorrer em diferentes contextos e ter
com uma política salarial de inclusão social e as condições consequências negativas para os indivíduos e para a sociedade
de vida da população em geral. Estimule a socialização das como um todo. É importante compreender os diferentes tipos
informações e das experiências entre os estudantes e in‑ de segregação para poder identificá-los e buscar soluções para
centive-os a se conectar as mídias digitais e redes sociais combatê-los. Existem diferentes tipos de segregação, cada um
como prática autônoma de aprofundamento dos conheci‑ com características próprias e impactos específicos: a segre‑
mentos. Debata com eles a necessidade da implantação de gação racial (exclusão baseada na cor da pele ou na origem
políticas públicas e como esse tema é de responsabilidade
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