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                                                                                      aparência e não pelo caráter. Elas não são bem represen-
    O grande motim                                                                    tadas no mundo da moda e são a minoria em questão de
                                                                                      representatividade em áreas de marketing, publicidades
              “‘Somente o creme Barbalho/ Tornará todo grisalho/                      e propagandas, modelagem, atuação, entre várias outras
       Vosso cabelo juvenil;/ Garantindo-lhe o respeito/ De um                        na qual a aparência deva ser relevada. Toda essa limitação
       ar sisudo e senil/ Em cargos de grande efeito!’ Toda uma                       gerou um estopim para que surgisse o movimento social
       linha de outros produtos se propunha, no início do século,                     ‘The Body Positive Moviment’ em cerca de 1996, nos Es-
       a atender a grande demanda pelo envelhecimento precoce.                        tados Unidos, pelas ativistas Connie Sobczak e Elizabeth
       Tônicos para encorpar e ganhar peso, corantes para barbas                      Scott. Foram elas que usaram esse termo pela primeira vez
       e bigodes ralos, óculos e monóculos de vidros grossos e até                    e trouxeram, a partir daí, um novo olhar para a questão de
       uma sinistra pomada para amarelar dentes e unhas! [...]                        pessoas gordas, e paralelo a isso, auxiliou na proliferação
       Um vasto arsenal, cujo efeito cumulativo deveria somar                         da aceitação de todos os tipos de corpos.
       a mais avançada idade possível para o portador. A regra
       era sempre mentir para mais, muito mais!                                              [...]
                                                                                             O citado movimento busca combater qualquer tipo
              Parece bizarria ou perversão, mas era um imperativo                     de discriminação do corpo, desconstruindo e combaten-
       social. Na sociedade de arrivistas da belle époque, a cena                     do o padrão de beleza vigente na sociedade. Afinal, esse
       pública foi invadida por uma legião de ‘recém-enrique-                         “padrão” é uma vontade almejada por muitos, mas inal-
       cidos’, os beneficiários dos efeitos somados da revolução                      cançável por todos, porque essa beleza comercializada
       científico-tecnológica de fins do século, da expansão im-                      não é real, na maioria das vezes é editada, modificada e
       perialista e da Grande Depressão. Na pressa de substituir                      até doentia. Consequentemente a busca por uma beleza
       as elites senhoriais, na correria pelo assalto dos cargos e                    impossível e a pressão estética geram um alto índice de
       posições, na ganância pela multiplicação de suas posses                        insatisfação social e uma onda de baixa autoestima.”
       e capitais, na sanha para transformar em poder e privilé-
       gios a sua força econômica, era preciso disfarçar tanto a                          MATOS, Ariele; ALVES, Juliana; BARRETTO, Letícia. Movimento body
       obscuridade da sua origem, quanto o caráter repentino de                              positive e o corpo gordo. Caderno Discente, v. 7, n. 1, p. 1-9, 2022.
       sua arribação. Era preciso recobrir-se de uma pátina que
       simulasse estirpe, tradição e autoridade. Na ausência da                      Disponível em: https://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/
       aura do tempo, apelava-se, como era bem o caso, para a                                                              view/852/328. Acesso em: 28 jun. 2024.
       arte da simulação e a truculência do esnobismo. O mer-
       cado logo percebeu que o artigo em maior demanda era o                     Arribação: chegada a uma posição social superior.
       pastiche do ar senhoril. Novas fortunas se fizeram, do dia
       para a noite, vendendo pacotes de velhice instantânea.”                    Arrivista: pessoa ambiciosa que quer triunfar na vida a qualquer preço.

            SEVCENKO, Nicolau. O grande motim. Folha de S.Paulo, São Paulo,       Belle Époque: expressão francesa que nomeia um período da história da Europa,
         20 set. 1998. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/     no século XIX, considerado uma era de ouro e de grande efervescência cultural.
                                                                                  No Brasil, a Belle Époque corresponde a um período também no século XIX,
                                        fs20099805.htm. Acesso em: 28 jun. 2024.  em que a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal do Brasil, passou por
                                                                                  grandes transformações.
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              “O movimento body positive foi resultado de mani-
       festações e descontentamento da comunidade gorda, por                      Pastiche: imitação ou tentativa de simulação.
       não serem bem aceitos socialmente, discriminados e por
       muitas vezes, não possuírem acessibilidade devida. As                      Pátina: verniz ou camada de tinta que muda a aparência.
       pessoas de corpos gordos são vistas como ‘piada’ para a
                                                                                  Senil: relativo à velhice.

                                                                                  Sisudo: sério.

    Veja respostas e orientações  ATIVIDADES
       no Manual do Professor.

        COMPREENDER                                                                DOC. 2

     DOC. 1                                                                       4.	 Em que consiste o movimento body positive?
                                                                                  5.	 De acordo com o texto, esse padrão de beleza seria real?
    1.	 O que a propaganda do creme Barbalho promete e o que isso
        diz sobre a sociedade do início do século XX no Rio de Janeiro?               RETOMAR
                                                                                  6.	 Responda às questões-chave do início do capítulo.
    2.	 Quem eram os principais interessados em parecer mais
        velhos na sociedade da época?                                                 a)	O que torna o ser humano um ser social?
                                                                                      b)	Como nosso comportamento individual é determinado
    3.	 Você considera que produtos que fazem as pessoas
        parecerem mais velhas do que são fariam sucesso hoje                              pela sociedade?
        em dia? Explique.                                                             c)	Nosso corpo é social?

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