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↻ A escola como instituição social
Em nossa sociedade, a escola é responsável J.P. JUNIOR PEREIRA/SHUTTERSTOCK
por incutir nos mais jovens as regras e os modos
de se comportar no convívio com outras pessoas. ↑ Na escola, adotamos determinados comportamentos que nos são
Ela educa e prepara para a vida adulta, para o ensinados socialmente. Na imagem, sala de aula no município de
mundo do trabalho, para o exercício da cidadania, Aquidabã (SE). Foto de 2024.
entre outras funções formadoras. Por isso, a es-
cola é também considerada uma instituição social. Como dito, as instituições sociais também deter-
Toda associação de pessoas com regras e normas minam os papéis sociais que cada indivíduo assumi-
de comportamento social pode ser denominada rá. Os papéis sociais definem quem os indivíduos são
instituição social. O papel das instituições sociais dentro da instituição, o que se espera deles, como
é formar as pessoas para um convívio social com devem se comportar e o que não podem fazer. Assim,
base em determinadas funções previamente esta- o estudante exerce um papel social dentro da esco-
belecidas. Além da escola, a religião, a família, o la. Espera-se que os indivíduos que são identificados
trabalho, dentre outras associações humanas, são como estudantes no espaço escolar frequentem as
instituições sociais. Isso significa que nós não so- aulas, prestem atenção ao que os professores dizem,
mos educados apenas na escola, mas em todas as respeitem a autoridade de professores e integrantes
instituições às quais pertencemos. da direção da instituição de ensino, entre outras coi-
sas. Nem todos os estudantes exercem o papel social
Desde que nascemos, já estamos em processo esperado. Nesses casos, eles poderão sofrer algum
de educação e formação para a vida em socieda- tipo de sanção, uma advertência ou a convocação
de. Aqueles que fazem parte de uma religião, por de seus pais ou responsáveis à escola, por exemplo.
exemplo, sabem o que se pode ou não se pode Porém, a escola comporta outros conjuntos de indiví-
fazer no espaço religioso que frequentam. O mes- duos com papéis sociais definidos. É o caso dos pro-
mo processo acontece no trabalho e na escola. fessores, mas também dos diretores, dos coordena-
Nesses ambientes, há regulamentos, como respei- dores pedagógicos, dos inspetores, dos serventes, dos
tar os horários, trajar roupas adequadas, respeitar faxineiros, dos porteiros, dos funcionários da secreta-
hierarquias, conversar no momento adequado etc. ria etc. Os professores são os principais responsáveis
Aqueles que desrespeitam uma regra de uma ins- da instituição por transmitir os conhecimentos neces-
tituição social correm o risco de serem repreendi- sários para que as crianças e os jovens, exercendo o
dos de maneira mais leve ou mais pesada, depen- papel de estudante, tornem-se pessoas preparadas
dendo da gravidade da transgressão. Alguém que para viver em sociedade, tanto na universidade, no tra-
falta com frequência ao trabalho, por exemplo, balho quanto na atuação como cidadãos no dia a dia.
pode receber uma advertência ou ser demitido.
Em todos esses casos, estamos nos referindo ao Além da escola, há em nossa sociedade três ou-
modo como o social é assimilado pelos indivíduos. tras instituições muito importantes que organizam
a vida social sob os mais diferentes aspectos. São
O sociólogo Émile Durkheim afirmou que a elas: o Estado, a religião e a família.
escola é uma das principais instituições sociais
responsáveis por garantir a assimilação das re- PARA ASSISTIR
gras sociais. O domínio do social em nossas vi-
das, segundo Durkheim, em sua obra As regras Uma lição de discriminação
do método sociológico, consistiria “em maneiras Direção: Pasquale Turbide e Lucile Payeur
de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indi- País: Canadá
víduo, e que são dotadas de um poder de coer- Ano: 2006
ção em virtude do qual esses fatos se impõem Duração: 42 min
a ele”. Em outras palavras, o modo como nos
comportamos e entendemos o mundo é deter- Esse documentário mostra uma experiência realizada com crianças em
minado por nossas relações com outras pessoas uma escola. Ele retrata como ocorre o processo de construção social dos
nas instituições sociais. O social é coercitivo preconceitos e da discriminação.
porque nos obriga a agir de determinada forma
para que não soframos nenhum tipo de cons-
trangimento social. Pessoas que se comportam
de forma inadequada em algum ambiente social
quase sempre são recriminadas e, muitas vezes,
sofrem punições por não obedecerem às regras
de convívio comum.
CAPÍTULO 3: AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS 35