Page 70 - PNLD 2026 - SOCIOLOGIA
P. 70
DIVERSIDADE CULTURAL E OS POVOS
ORIGINÁRIOS
Como era a organização social na América originária?
Quais foram os principais elementos culturais dessas sociedades?
Qual é a situação dos povos originários na atualidade?
Inexorabilidade: qualidade do que é ↻ Diversidade cultural: problematizando um
inexorável, ou seja, implacável, im- conceito
possível de amenizar ou impedir.
REPRODUÇÃO/JAIDER ESBELL/ACERVO DO ARTISTA A globalização ampliou ainda mais as possibilidades de conhecer a comple-
xidade da vida em sociedade e de refletir sobre ela. Nossas fronteiras territo-
↑ A diversidade cultural é uma riais e simbólicas se transformaram, modificamos as formas de comunicação,
das principais características de economia e nos demos conta de que vivemos em um mundo marcado pela
da América. A pluralidade de diversidade de povos e culturas.
povos, hábitos, costumes e
valores produz formas distintas A diversidade cultural pode ser vista como variedade, diferença e multi-
de interpretar o mundo, a vida e plicidade de elementos que permitem a distinção entre as sociedades ou os
a natureza. Nessa obra, de 2018, grupos sociais. A Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, promulgada
o artista Jaider Esbell, da etnia pela Unesco em 2002, considera a diversidade uma característica fundamental
Macuxi, da Amazônia brasileira, das sociedades humanas e um patrimônio comum de toda a humanidade, a
expressa os diversos elementos e ser reconhecido e consolidado em benefício das gerações presentes e futuras.
símbolos de seu universo.
No entanto, essa concepção não abarca a complexidade das relações e dos
inúmeros elementos que integram o conceito de diversidade cultural e pode
levar a ver as diferenças entre culturas e sociedades como um fato natural,
inscrito harmoniosa e igualitariamente na sociedade.
A diversidade cultural pode ser concebida como um conjunto de elementos
materiais e simbólicos, construídos socialmente, que diferenciam as socieda-
des ou grupos sociais. Essa diversificação é dinâmica e resulta das constantes
trocas estabelecidas entre sujeitos, grupos sociais e instituições. Ela também
é fruto das inúmeras desigualdades, tensões e conflitos que permeiam as re-
lações sociais. DOC. 1
“A diversidade cultural não pode ser vista apenas como uma ‘diferença’. Toda ‘diferença’
é produzida socialmente, ela é portadora de sentido simbólico e de sentido histórico. [...] A
diversidade existente antes do século XV era certamente mais ampla da que hoje conhecemos.
Inúmeras culturas, línguas, economias-mundo, economias regionais, costumes, desapareceram
no movimento de expansão do colonialismo, do imperialismo, e da sociedade industrial. Tenho
às vezes a impressão de que o discurso sobre as diferenças lida com dificuldade com esses fa-
tos. Diante da inexorabilidade da modernidade-mundo tem-se a necessidade de se imaginar o
passado como se ele representasse o domínio da indiferenciação e da uniformidade.”
ORTIZ, Renato. Diversidade cultural e cosmopolitismo. Lua Nova, São Paulo, n. 47, p. 82-83, ago. 1999. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/250984064_Diversidade_cultural_e_cosmopolitismo. Acesso em: 22 jul. 2024.
Além de nos ajudar a entender as sociedades contemporâneas, a com-
preensão da diversidade cultural como algo dinâmico e marcado por tensões e
conflitos nos permite apreender a multiplicidade e a dinâmica das sociedades
do passado. Reconhecendo a diversidade, podemos compreender a pluralidade
característica de todas as sociedades e perceber que a grande regularidade da
vida social é, na verdade, o divergente, o diferente e o contraditório.
68 UNIDADE 2: O MUNDO EM MOVIMENTO