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    Sociedade e diversidade cultural                                                      Quem somos nós?

              “[...] A noção da diversidade das culturas humanas                                    “Não é fácil chegar a acordos de amplo consenso
       não deve ser concebida de uma maneira estática. [...]                                 acerca do que consiste a diversidade dos grupos indígenas.
                                                                                             O que justifica, depois da imposição colonial e estatal-
              É indubitável que os homens elaboraram culturas                                -nacional de um denominador comum, somar num só
       diferentes em virtude do seu afastamento geográfico, das                              conjunto quatrocentos grupos com línguas diferentes? Na
       propriedades particulares do meio e da ignorância em                                  descrição etnográfica de uma reunião de índios de quinze
       que se encontravam em relação ao resto da humanidade,                                 países latino-americanos, celebrada no México entre 6 e
       mas isso só seria [...] verdadeiro se cada cultura ou cada                            9 de dezembro de 2003, observamos que, ante a pergunta
       sociedade estivesse ligada e se tivesse desenvolvido no                               ‘quem somos?’, em que pese a vontade de convergência,
       isolamento de todas as outras. Ora, isso nunca aconteceu.                             prevaleceram as dificuldades para encontrar um termo
       [...] As sociedades humanas nunca se encontram isoladas.                              unificador. Nem a cor da pele, nem a língua, nem o ter-
       [...] Assim não é exagero supor que as culturas norte-ameri-                          ritório, nem a religião avalizavam esse propósito. ‘Somos
       canas e as sul-americanas tenham permanecido separadas                                o trigo, o milho, o feixe de linho’, foi dito poeticamente.
       de quase todo o contato com o resto do mundo durante                                  Ou se prepararam listas de traços distintivos como ‘a vida
       um período cuja duração se situa entre dez mil e vinte e                              comunitária, o amor à terra’ e ‘as celebrações ligadas aos
       cinco mil anos. Mas este grande fragmento da humani-                                  calendários agrícolas’. Quando se tentou formular ‘uma
       dade separado consistia numa multidão de sociedades                                   matriz civilizatória’ que abarcasse todo o continente,
       grandes e pequenas, que mantinham entre si contatos                                   vários participantes argumentaram a necessidade de
       muito estreitos. E ao lado das diferenças devidas ao iso-                             dar-lhe amplitude para que incluísse índios e mestiços.
       lamento, existem aquelas, também importantes, devidas                                 Alguns preferiram definir a condição comum com base
       à proximidade: desejo de oposição, de se distinguirem,                                na perspectiva gerada pela descolonização e nos processos
       de serem elas próprias. Muitos costumes nasceram, não                                 atuais de luta social e cultural. Mas o que é mais decisivo:
       de qualquer necessidade interna ou acidente favorável,                                a desigualdade social ou as diferenças culturais? Definir-
       mas apenas da vontade de não permanecerem atrasados                                   -se pelas referências às quais se opõem ou por ‘âmbitos
       em relação a um grupo vizinho que submetia a um uso                                   de comunhão’? Nações ou povos: delimitação jurídica ou
       preciso um domínio em que nem sequer se havia sonhado                                 movimentos étnico-sociais? A resposta não é a mesma
       estabelecer leis.”                                                                    – disseram – para a Bolívia, onde a condição indígena é
                                                                                             quase sinônimo de nação, até nos meios urbanos, e para
           LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. In: LÉVI-STRAUSS, Claude.                  o México, uma sociedade com forte mestiçagem.”
                     Antropologia estrutural II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,
                                                                       1976. p. 332-333.              CANCLINI, Néstor García. Cultural, diversidade. In: Enciclopédia
                                                                                                    latino-americana. Disponível em: https://latinoamericana.wiki.br/

                                                                                                              verbetes/c/cultural-diversidade. Acesso em: 18 jul. 2024.

    Veja respostas e orientações  ATIVIDADES
       no Manual do Professor.

        COMPREENDER                                                                       4.	 Em que medida as independências e a criação dos Estados
                                                                                              nacionais tornaram mais difícil encontrar uma identidade
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    1.	 Que elementos são apontados no texto para justificar                                  ARGUMENTAR
        as diferenças entre as culturas?                                                  5.	 Como você responderia à pergunta "Quem somos?", ao

    2.	 Qual é o argumento utilizado pelo antropólogo Lévi-                                   se reconhecer como brasileiro? Você considera que essa
        -Strauss para justificar seu posicionamento de que as                                 é uma pergunta difícil? Por quê?
        sociedades americanas não estavam isoladas do resto
        do mundo, antes da dominação colonial?                                                RETOMAR
                                                                                          6.	 Responda às questões-chave do início do capítulo.
        ANALISAR /ARGUMENTAR
                                                                                              a)	Como era a organização social na América originária?
     DOC. 2                                                                                   b)	Quais eram os principais elementos culturais dessas

    3.	 Por que, de acordo com o texto, os grupos indígenas que                                   sociedades?
        participaram do encontro no México em 2003 tiveram difi-                              c)	Qual é a situação dos povos originários na atualidade?
        culdade em responder à pergunta “quem somos”?

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