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“Em certos grupos indígenas, a arte pode atingir níveis                                                                                                                                                                                     RUSSELL JOHNSON/SHUTTERSTOCK
    de um virtuosismo extremado, como ocorre, por exemplo, na
    antiga pintura facial dos Kadiweu. Apesar disso, permanece es-                DELFIM MARTINS/PULSAR IMAGENS  ↑ Nas construções incas, as pedras eram talhadas para garantir o
    tática por longos períodos, pois se relaciona com uma trama de                                               encaixe, técnica que se mostrou eficaz em uma região marcada por
    significados sociais e religiosos (isto é, com modos de classificar                                          fortes eventos sísmicos. Na foto (s.d.), trecho da cidade inca de Machu
    e interpretar o mundo) de cuja preservação participa, criando                                                Picchu, no Peru, construída antes do século XV. A cidade foi declarada
    marcos tangíveis para seu reconhecimento. Mesmo assim, ela                                                   Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
    não é imune às transformações sociais e ecológicas. Hoje os
    Kadiweu não se pintam mais [...] possivelmente porque esta                                                         Grupos que habitavam o extremo norte do con-
    manifestação artística, toda em filigranas, perdeu sua função                                                tinente, por sua vez, desenvolveram instrumentos
    social. [...] Entretanto, o contato interétnico, ou mesmo aquele                                             e técnicas eficientes para a pesca e a construção
    realizado com a sociedade envolvente, pode resultar também                                                   de barcos. Sujeitos a condições climáticas severas,
    em estímulo ao desenvolvimento da arte tradicional dos dife-                                                 a recursos naturais limitados e expostos a longos
    rentes grupos, necessitados mais do que nunca da afirmação                                                   períodos de frio, os Unangan, uma das etnias inuítes,
    de sua identidade cultural.”                                                                                 empregaram ossos de animais marinhos, peles de
                                                                                                                 animais e fibras naturais para confeccionar instru-
      VIDAL, Lux. A pintura corporal e a arte gráfica entre os Kayapó-Xikrin do                                  mentos e artefatos destinados a superar as limita-
             Cateté. In: VIDAL, Lux. Grafismo indígena: estudos de antropologia                                  ções e as adversidades climáticas.
                      estética. São Paulo: Studio Nobel/USP/Fapesp, 2000. p. 14.
                           Veja respostas e orientações                                                                Apesar de toda a diversidade, os artefatos
                                                                                                                 materiais produzidos pelos povos da América es-
  	QUESTÕES no Manual do Professor.                                                                             tão estreitamente ligados à natureza, seus mitos e
                                                                                                                 suas divindades. Mais do que “arte”, eles constituem
1.	 Segundo o texto, qual é a finalidade da pintura facial para                                                  manifestações estéticas e são fruto de práticas co-
    os Kadiweu?                                                                                                  letivas, não podendo ser desvinculados do universo
                                                                                                                 simbólico e social em que foram e continuam a ser
2.	 Que hipótese você levantaria para explicar o fato de os                                                      produzidos ao longo da história.
    Kadiweu não se pintarem mais?
                                                                                                                                                                                           WERNER FORMAN ARCHIVE/ SMITHSONIAN INSTITUTION, WASHINGTON
↑ Entre os Kayapó, a pintura corporal é uma forma de expressão
artística, distinção social e de linguagem expressa graficamente.
Na imagem, mãe Kayapó faz pintura em sua filha, na aldeia Moikarako.
São Félix do Xingu (PA), 2016.

      Os maias e os astecas, que habitavam a região da
Mesoamérica, e os incas, a região dos Andes, domi-
navam técnicas elaboradas de ourivesaria e de arqui-
tetura. Em suas esculturas e objetos de ouro, prata,
cerâmica ou madeira representavam a vida cotidiana e
também símbolos relacionados às divindades. Em ou-
tras localidades, a cerâmica, a tecelagem e os totens,
além de representar o domínio da técnica e definir um
tipo específico de estética, serviam para identificar os
grupos e expressar suas linhagens.

Filigrana: técnica de aplicação de pequenos filamentos de ouro e prata soldados                                  ↑ Viseira utilizada pelos pescadores Unangan, grupo pertencente à
delicadamente sobre uma superfície metálica, para a confecção de joias.                                          etnia inuíte, habitantes da região do Alasca. O objeto, além de proteger
                                                                                                                 da claridade e do vento, era composto de inúmeros ornamentos e
Ourivesaria: técnica de transformação de metais preciosos em joias.                                              amuletos que garantiam boa pesca e segurança a eles.

Totem: objeto com representação dos elementos naturais e culturais esculpidos
em peças de madeira como símbolo sagrado de um povo ou de um clã.

                                                                                                                 CAPÍTULO 6: DIVERSIDADE CULTURAL E OS POVOS ORIGINÁRIOS                                                                                                             73
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