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“Em certos grupos indígenas, a arte pode atingir níveis RUSSELL JOHNSON/SHUTTERSTOCK
de um virtuosismo extremado, como ocorre, por exemplo, na
antiga pintura facial dos Kadiweu. Apesar disso, permanece es- DELFIM MARTINS/PULSAR IMAGENS ↑ Nas construções incas, as pedras eram talhadas para garantir o
tática por longos períodos, pois se relaciona com uma trama de encaixe, técnica que se mostrou eficaz em uma região marcada por
significados sociais e religiosos (isto é, com modos de classificar fortes eventos sísmicos. Na foto (s.d.), trecho da cidade inca de Machu
e interpretar o mundo) de cuja preservação participa, criando Picchu, no Peru, construída antes do século XV. A cidade foi declarada
marcos tangíveis para seu reconhecimento. Mesmo assim, ela Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
não é imune às transformações sociais e ecológicas. Hoje os
Kadiweu não se pintam mais [...] possivelmente porque esta Grupos que habitavam o extremo norte do con-
manifestação artística, toda em filigranas, perdeu sua função tinente, por sua vez, desenvolveram instrumentos
social. [...] Entretanto, o contato interétnico, ou mesmo aquele e técnicas eficientes para a pesca e a construção
realizado com a sociedade envolvente, pode resultar também de barcos. Sujeitos a condições climáticas severas,
em estímulo ao desenvolvimento da arte tradicional dos dife- a recursos naturais limitados e expostos a longos
rentes grupos, necessitados mais do que nunca da afirmação períodos de frio, os Unangan, uma das etnias inuítes,
de sua identidade cultural.” empregaram ossos de animais marinhos, peles de
animais e fibras naturais para confeccionar instru-
VIDAL, Lux. A pintura corporal e a arte gráfica entre os Kayapó-Xikrin do mentos e artefatos destinados a superar as limita-
Cateté. In: VIDAL, Lux. Grafismo indígena: estudos de antropologia ções e as adversidades climáticas.
estética. São Paulo: Studio Nobel/USP/Fapesp, 2000. p. 14.
Veja respostas e orientações Apesar de toda a diversidade, os artefatos
materiais produzidos pelos povos da América es-
QUESTÕES no Manual do Professor. tão estreitamente ligados à natureza, seus mitos e
suas divindades. Mais do que “arte”, eles constituem
1. Segundo o texto, qual é a finalidade da pintura facial para manifestações estéticas e são fruto de práticas co-
os Kadiweu? letivas, não podendo ser desvinculados do universo
simbólico e social em que foram e continuam a ser
2. Que hipótese você levantaria para explicar o fato de os produzidos ao longo da história.
Kadiweu não se pintarem mais?
WERNER FORMAN ARCHIVE/ SMITHSONIAN INSTITUTION, WASHINGTON
↑ Entre os Kayapó, a pintura corporal é uma forma de expressão
artística, distinção social e de linguagem expressa graficamente.
Na imagem, mãe Kayapó faz pintura em sua filha, na aldeia Moikarako.
São Félix do Xingu (PA), 2016.
Os maias e os astecas, que habitavam a região da
Mesoamérica, e os incas, a região dos Andes, domi-
navam técnicas elaboradas de ourivesaria e de arqui-
tetura. Em suas esculturas e objetos de ouro, prata,
cerâmica ou madeira representavam a vida cotidiana e
também símbolos relacionados às divindades. Em ou-
tras localidades, a cerâmica, a tecelagem e os totens,
além de representar o domínio da técnica e definir um
tipo específico de estética, serviam para identificar os
grupos e expressar suas linhagens.
Filigrana: técnica de aplicação de pequenos filamentos de ouro e prata soldados ↑ Viseira utilizada pelos pescadores Unangan, grupo pertencente à
delicadamente sobre uma superfície metálica, para a confecção de joias. etnia inuíte, habitantes da região do Alasca. O objeto, além de proteger
da claridade e do vento, era composto de inúmeros ornamentos e
Ourivesaria: técnica de transformação de metais preciosos em joias. amuletos que garantiam boa pesca e segurança a eles.
Totem: objeto com representação dos elementos naturais e culturais esculpidos
em peças de madeira como símbolo sagrado de um povo ou de um clã.
CAPÍTULO 6: DIVERSIDADE CULTURAL E OS POVOS ORIGINÁRIOS 73