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Veja respostas e orientações
   no Manual do Professor.

                              Índios, indígenas ou povos originários?

                                         “É correto falar em índios? Qual é o conceito que se deve utilizar? [...]
                                         Sabemos que o conceito de índio provém de um equívoco: o fato de os colonizadores
                                  europeus, em sua chegada ao continente americano, acharem que estavam na Índia e esten-
                                  derem de forma genérica a denominação para todos os habitantes que encontraram vivendo
                                  nesse território.
                                         A denominação indígena significa, segundo os dicionários de língua portuguesa, ‘nativo,
                                  pessoa natural do lugar ou do país em que habita’. Apesar de parecer mais correta do que o
                                  termo índios, é importante destacar que também se trata de uma categoria trazida de fora, isto
                                  é, pelo colonizador ou não indígena.
                                         Antes da chegada dos europeus, a população nativa não tinha um nome para designar-se
                                  como coletivo. Cada povo ou etnia tinha sua própria denominação, que a distinguia das demais.
                                  [...] Mas isso quer dizer que, se queremos apropriar-nos de uma visão mais crítica e atualizada
                                  sobre tais populações, não devemos utilizar os termos índios e indígenas? Só devemos referir-
                                  -nos a cada etnia no singular?
                                         Não necessariamente. De modo distinto ao ocorrido em outros países da América Latina,
                                  principalmente Bolívia, Venezuela e Argentina, onde se rejeitam as categorias índios e indígenas,
                                  reivindicando-se a denominação povos originários ou nações originárias, no Brasil não se verificou
                                  esse processo. Houve uma reapropriação ou ressignificação dos nomes genéricos que, ao longo da
                                  história do país, tiveram sentido pejorativo e foram associados a modos de vida pouco ‘civilizados’.
                                         O movimento indígena, surgido na década de 1970, decidiu que era importante manter,
                                  aceitar e promover as denominações genéricas como forma de fortalecimento da identidade
                                  conjunta e de união na luta por direitos comuns.”

                                     COLLET, Célia; PALADINO, Mariana; RUSSO, Kelly. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e
                                                                    histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/Laced, 2014. p. 11-13.

                              1.	 Qual é o argumento utilizado pelo movimento indígena brasileiro para preservar termos

                                  até então considerados pejorativos?

                              2.	 Por que, segundo o texto, a denominação “índio” é um problema?

                              3.	 Por que a denominação a ser adotada pelos povos indígenas é um importante elemento político?

Veja respostas e orientações
   no Manual do Professor.

                              Aldeia conectada: índios aderem às redes sociais

                                         “Por onde quer que se ande na Vila dos Jogos Mundiais Indígenas, em Palmas, capital do
                                  Tocantins, é comum encontrar índios de olhos vidrados na tela de um telefone celular.

                                         [...]

                                  Tecnologia em prol dos direitos

                                         Para a pesquisadora de educação indígena, Marina Terena, a cultura das etnias também
                                  é dinâmica e não está imune às transformações que a sociedade vive. ‘É preciso que isso se
                                  torne claro para o não índio, para acabar com determinados preconceitos. A tecnologia já está
                                  disponível para todas as populações, indígenas ou não indígenas. O próprio movimento indí-
                                  gena hoje se mantém graças à tecnologia, através da disseminação da luta de seus direitos, sua
                                  cultura, sua história e trajetória’, disse.

                                         De acordo com Marina Terena, os projetos que têm levado internet para as aldeias são
                                  reivindicações dos próprios índios, principalmente dos mais jovens. ‘Há um tempo, não tínha-
                                  mos nem energia. Hoje a gente tem aldeias com elementos urbanos, com energia, com acesso
                                  à internet. As redes de conexão chegam principalmente por causa das escolas indígenas e, na
                                  maioria das vezes, a conexão é disponibilizada para o restante da aldeia’.

                                         [...]

                                    TENÓRIO, Cibele. Aldeia Conectada: índios aderem às redes sociais. Agência Brasil, Brasília-DF, 30 out. 2015. Disponível
                                    em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2015-10/aldeia-conectadaindios-aderem-redes-sociais. Acesso em:

                                                                                                                                                             15 jun. 2024.

                              •	 Como você pode perceber, ao contrário do que certas percepções preconceituosas estabe-
                                  lecem sobre os povos indígenas, eles também estão conectados às mudanças e às mídias
                                  digitais. Você já conheceu algum influencer digital indígena? Se não, vamos pesquisar alguns
                                  e depois apresentar à turma quais são os principais assuntos tratados por eles? Escolha um
                                  dos influencers para escrever uma resenha crítica sobre os conteúdos que eles transmitem.

                              CAPÍTULO 6: DIVERSIDADE CULTURAL E OS POVOS ORIGINÁRIOS                                                                                       75
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