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Se a sociedade maia baseava-se em sistemas estruturados de tributação,
de produção agrícola e de estratificação social, a organização de grupos étnicos
como os Tupi e os Aparai, na porção sul do continente, e os Iroquês, no norte,
fundamentava-se na descentralização do poder, no clã e em relações mais
igualitárias entre seus membros.
Os Tupi integravam uma grande família linguística que, resguardadas suas
particularidades, compartilhava uma organização social e política estruturada
em aldeias. Nela se destacava o papel do cacique, responsável pelas alianças
políticas, pela liderança e pelas ações de guerra, e do pajé, responsável pe-
los processos de cura e pelos rituais, assim como pela ligação com o mundo
sobrenatural. A divisão do trabalho nesses grupos baseava-se no gênero e na
idade: homens e mulheres, jovens e velhos, tinham funções diferenciadas na
dinâmica da aldeia.
A organização política dos Aparai, que hoje habitam a fronteira entre o
Brasil e a Guiana Francesa, é descentralizada e autônoma, estruturando-se
em aldeias pequenas e dispersas, unidas por laços de parentesco e trocas
materiais.
Os iroqueses, que habitavam a porção leste da América do Norte, adota-
ram uma organização social pautada nos clãs e nas alianças políticas. Eram, na
verdade, uma confederação formada por grupos das etnias cayuga, mohawk,
oneida, onondaga, seneca e tuscarora, que tinham a mesma base linguística e
ocupavam o mesmo território.
As mulheres tinham um importante papel na sociedade iroquesa, que era
matrilinear, ou seja, a linhagem de pertencimento dos membros do clã era
determinada pela mãe. Além disso, cabia às mulheres a responsabilidade pela
produção agrícola, assim como a função de selecionar e destituir os líderes
dos grupos. Em caso de morte de um desses líderes, eram elas que escolhiam
seu sucessor.
A análise das diversas formas de organização social e política dos povos
originários deve levar em consideração inúmeros fatores, como as guerras, as
disputas por territórios e por recursos, e a própria garantia de continuidade de
cada grupo étnico.
AKG-IMAGES/ALBUM/FOTOARENA
↑ A confederação dos iroqueses constituiu um mecanismo eficaz de organização política e resistência à dominação
colonial. George Heriot (1759-1839) representou os iroqueses na pintura Dança de guerra (1804-1805).
CAPÍTULO 6: DIVERSIDADE CULTURAL E OS POVOS ORIGINÁRIOS 71