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muitos direitos são violados. Nesse sentido, a realidade bra-                      WOLFF, Francis. Sócrates: o sorriso da razão. 4. ed. São Paulo:
        sileira está em desacordo com os direitos humanos.                                 Brasiliense, 1987.
    2)	 A escolha de um direito ou de vários que são violados é                            O filósofo Francis Wolff, nesse opúsculo, de maneira rigorosa mais encantada,
        livre, afinal, todos os direitos violados listados no texto são                    trata do pensamento e do filosofar socrático, baseado no diálogo. Ele esclarece
        fundamentais. O importante é que os estudantes expliquem                           por que Sócrates é figura tão marcante da filosofia ocidental.
        o porquê de sua preocupação. Trata-se de mobilizar seu
        interesse para o tema dos direitos humanos.                                            Professor, seria importante explorar a ideia de que, talvez,
    3)	 Resposta livre. Trata-se de fazer com que os estudantes                        as reflexões éticas, iniciadas sistematicamente por Sócrates, hoje
        tomem para si a preocupação sobre os direitos humanos.                         tenham um grau de importância que jamais tiveram. Diante, por
        Isto é, percebam que, além da obrigação do Estado garantir                     exemplo, dos avanços médicos e genéticos, quais devem ser os
        esses direitos, eles não estão dados concretamente, e sua                      limites de intervenção sobre o ser humano e sobre a natureza?
        implementação depende da consciência, ação e mobilização                       Como devemos encarar a velhice e o prolongamento da vida?
        dos cidadãos. As medidas que podem ser sugeridas são di-                       Como a liberdade humana está sendo aviltada pelo controle dos
        versas, e não é possível listar todas as possibilidades, mas                   aparelhos tecnológicos? Diante da violência crescente e das vá-
        abarcam ações governamentais, legais e civis.                                  rias faces da intolerância, o que fazer? No âmbito dessa reflexão,
    4)	 Espera-se que os estudantes, após o estudo desenvolvido,                       a seção Diga Não! possibilita uma discussão sobre uma prática
        caminhem para uma compreensão mais ampla e complexa                            violenta e covarde que acontece também dentro da escola. A dis-
        dos valores e dos direitos humanos. Que possam perceber                        cussão, reflexão e tomada de posição sobre esse assunto permite
        o quão fundamental são esses conceitos para o indivíduo e                      concretizar uma ação propriamente ética: a reflexão sobre uma
        para a sociedade e que ajam, na sua vida cívica, de acordo                     prática humana e o agir a partir dessa reflexão.
        com essa compreensão. Trata-se de um processo educativo
        que será desenvolvido no transcurso do livro, e é uma preo-                     APRENDER A ARGUMENTAR (P. 61)
        cupação presente principalmente em todas as disciplinas                                A seção examina a importância dos termos que estabelecem
        que compõem as ciências humanas.
                                                                                       relações diversas entre várias afirmativas, como as relações de cau-
CAPÍTULO 5. Valores morais como guias da vida: Sócrates                                salidade indicadas no texto. Os alunos são convidados a identificar
                                                                                       e utilizar corretamente os termos que distinguem as premissas
 OBJETIVOS DO CAPÍTULO                                                                 e conclusões, aprendizado que é fundamental na organização do
                                                                                       pensamento. Caso considere necessário, o professor poderá orien-
 Identificar, analisar e refletir as ideias socráticas: seu giro epistemológico e      tar os alunos a procurar mais informações a respeito do papel dos
 defesa de valores morais (EM13CHS101)                                                 marcadores textuais, junto ao/à professor/a de Língua Portuguesa.

 Identificar e analisar, no âmbito da filosofia de Sócrates, a importância de seu       LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (P. 62)
 método dialógico (EM13CHS101)                                                                 Os dois textos utilizados nesta seção, dos filósofos Jaeger e

 Compreender por que o conhecimento é fundamento da ética socrática e refle-           Wolff, tratam do pensamento de Sócrates, mais especificamente
 tir sobre a possível atualização dessa concepção. (EM13CHS501)                        do filosofar socrático. Trata-se de colocar em relevo um aspecto
                                                                                       primordial da filosofia e da conduta racional humana: a indagação
 Identificar o que são valores morais e os impasses ético-políticos envolvidos na      sobre as coisas e os valores humanos.
 sociedade contemporânea (EM13CHS501 e EM13CHS504)
                                                                                       Leituras para o aluno [Unidade 1]
 Identificar e analisar a prática violenta do bullying, bem como os mecanismos                 Texto 1
 para combatê-la (EM13CHS503)
                                                                                               Texto para ciência do professor e leitura complementar do aluno.
        Além do giro filosófico, vale destacar no estudo de Sócrates um
conjunto de ideias que podem ser expostas em suas relações lógicas:                            No trecho a seguir o educador e filósofo Dermeval Saviani
                                                                                       apresenta seu posicionamento a respeito das características do
    a)	 A alma é a essência humana (alma é compreendida, nesse                         pensamento filosófico, destacando que a reflexão filosófica deve
        contexto, como consciência ou razão, e não como entidade                       ser radical, rigorosa e de conjunto. Caso seja factível, seria interes-
        imortal independente do corpo – segundo alguns estudiosos,                     sante trabalhar com o aluno essas três características da reflexão
        tal ideia está presente em Platão, mas não em Sócrates).                       filosófica apontadas por Saviani, reforçando a compreensão do
                                                                                       aluno sobre filosofia tratada no capítulo 2.
    b)	 Se a essência do indivíduo é sua alma e se o indivíduo quer
        tornar-se um ser melhor, cabe a ele dedicar sua vida ao                        Os requisitos de uma reflexão filosófica
        aprimoramento da alma, da consciência ou da razão.
                                                                                                   “Com efeito, se a filosofia é realmente uma reflexão sobre os
    c)	 O ser humano se aprimora e se torna um ser excelente ou                            problemas que a realidade apresenta, entretanto, ela não é qualquer tipo
        virtuoso conhecendo a virtude, conhecendo a justiça e o                            de reflexão. Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica, é
        bem. Decorre disso a ideia de que a busca da verdade ou                            preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em
        do conhecimento deve ser o centro de toda vida virtuosa.                           apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade. Quero
                                                                                           dizer, em suma, que a reflexão filosófica, para ser tal, deve ser radical,
    d)	 Para conhecer o que é verdadeiro é preciso desenvolver uma                         rigorosa e de conjunto.
        investigação conceitual rigorosa, afastando o pensamento dos
        preconceitos e/ou das afirmações sem a análise da razão –                                  Radical: em primeiro lugar, exige-se que o problema seja colo-
        explorar trecho de diálogo entre Sócrates e Trasímaco de A                         cado em termos radicais, entendida a palavra radical no seu sentido
        república, de Platão.                                                              mais próprio e imediato. Quer dizer, é preciso que se vá até as raízes
                                                                                           da questão, até seus fundamentos. Em outras palavras, exige-se que se
 SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA O PROFESSOR                                                 opere uma reflexão em profundidade.

    CONFORD, Francis. M. Principium sapientiae: los orígenes del pensa-                            Rigorosa: em segundo lugar e como que para garantir a primeira
    mento filosófico griego. Madri: Visor, 1988.                                           exigência, deve-se proceder com rigor, ou seja, sistematicamente, segundo
    Analisa o processo de desenvolvimento do pensamento humano racional desde              métodos determinados, colocando-se em questão as conclusões da sabe-
    a formação da Grécia antiga.                                                           doria popular e as generalizações apressadas que a ciência pode ensejar.

    CONFORD, Francis.                                                                              De conjunto: em terceiro lugar, o problema não pode ser examina-
    Conford explica, nesta obra, por que Sócrates é um marco histórico para a filoso-      do de modo parcial, mas numa perspectiva de conjunto, relacionando-se
    fia e para a sociedade, esclarecendo sobre a mudança de foco operada por esse          o aspecto em questão com os demais aspectos do contexto em que está
    filósofo [e os sofistas]: do estudo da natureza para o estudo do ser humano.           inserido. É neste ponto que a filosofia se distingue da ciência de um
                                                                                           modo mais marcante.
    PLATÃO. Defesa de Sócrates. São Paulo: Abril Cultural, 1972.
    (Coleção Os Pensadores).                                                                       Com efeito, ao contrário da ciência, a filosofia não tem objeto
    Esse texto de Platão, monólogo, trata da defesa de Sócrates no julgamento              determinado, ela dirige-se a qualquer aspecto da realidade, desde que
    que o levou à condenação e à morte, em Atenas, em 399 a.C. É uma apologia a            seja problemático; seu campo de ação é o problema, esteja onde esti-
    Sócrates, Platão busca imortalizar o pensamento do mestre.                             ver. Melhor dizendo, seu campo de ação é o problema enquanto não
                                                                                           se sabe ainda onde ele está; por isso se diz que a filosofia é busca. E é
                                                                                           nesse sentido também que se pode dizer que a filosofia abre caminho

390 MANUAL DO PROFESSOR
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