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muitos direitos são violados. Nesse sentido, a realidade bra- WOLFF, Francis. Sócrates: o sorriso da razão. 4. ed. São Paulo:
sileira está em desacordo com os direitos humanos. Brasiliense, 1987.
2) A escolha de um direito ou de vários que são violados é O filósofo Francis Wolff, nesse opúsculo, de maneira rigorosa mais encantada,
livre, afinal, todos os direitos violados listados no texto são trata do pensamento e do filosofar socrático, baseado no diálogo. Ele esclarece
fundamentais. O importante é que os estudantes expliquem por que Sócrates é figura tão marcante da filosofia ocidental.
o porquê de sua preocupação. Trata-se de mobilizar seu
interesse para o tema dos direitos humanos. Professor, seria importante explorar a ideia de que, talvez,
3) Resposta livre. Trata-se de fazer com que os estudantes as reflexões éticas, iniciadas sistematicamente por Sócrates, hoje
tomem para si a preocupação sobre os direitos humanos. tenham um grau de importância que jamais tiveram. Diante, por
Isto é, percebam que, além da obrigação do Estado garantir exemplo, dos avanços médicos e genéticos, quais devem ser os
esses direitos, eles não estão dados concretamente, e sua limites de intervenção sobre o ser humano e sobre a natureza?
implementação depende da consciência, ação e mobilização Como devemos encarar a velhice e o prolongamento da vida?
dos cidadãos. As medidas que podem ser sugeridas são di- Como a liberdade humana está sendo aviltada pelo controle dos
versas, e não é possível listar todas as possibilidades, mas aparelhos tecnológicos? Diante da violência crescente e das vá-
abarcam ações governamentais, legais e civis. rias faces da intolerância, o que fazer? No âmbito dessa reflexão,
4) Espera-se que os estudantes, após o estudo desenvolvido, a seção Diga Não! possibilita uma discussão sobre uma prática
caminhem para uma compreensão mais ampla e complexa violenta e covarde que acontece também dentro da escola. A dis-
dos valores e dos direitos humanos. Que possam perceber cussão, reflexão e tomada de posição sobre esse assunto permite
o quão fundamental são esses conceitos para o indivíduo e concretizar uma ação propriamente ética: a reflexão sobre uma
para a sociedade e que ajam, na sua vida cívica, de acordo prática humana e o agir a partir dessa reflexão.
com essa compreensão. Trata-se de um processo educativo
que será desenvolvido no transcurso do livro, e é uma preo- APRENDER A ARGUMENTAR (P. 61)
cupação presente principalmente em todas as disciplinas A seção examina a importância dos termos que estabelecem
que compõem as ciências humanas.
relações diversas entre várias afirmativas, como as relações de cau-
CAPÍTULO 5. Valores morais como guias da vida: Sócrates salidade indicadas no texto. Os alunos são convidados a identificar
e utilizar corretamente os termos que distinguem as premissas
OBJETIVOS DO CAPÍTULO e conclusões, aprendizado que é fundamental na organização do
pensamento. Caso considere necessário, o professor poderá orien-
Identificar, analisar e refletir as ideias socráticas: seu giro epistemológico e tar os alunos a procurar mais informações a respeito do papel dos
defesa de valores morais (EM13CHS101) marcadores textuais, junto ao/à professor/a de Língua Portuguesa.
Identificar e analisar, no âmbito da filosofia de Sócrates, a importância de seu LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (P. 62)
método dialógico (EM13CHS101) Os dois textos utilizados nesta seção, dos filósofos Jaeger e
Compreender por que o conhecimento é fundamento da ética socrática e refle- Wolff, tratam do pensamento de Sócrates, mais especificamente
tir sobre a possível atualização dessa concepção. (EM13CHS501) do filosofar socrático. Trata-se de colocar em relevo um aspecto
primordial da filosofia e da conduta racional humana: a indagação
Identificar o que são valores morais e os impasses ético-políticos envolvidos na sobre as coisas e os valores humanos.
sociedade contemporânea (EM13CHS501 e EM13CHS504)
Leituras para o aluno [Unidade 1]
Identificar e analisar a prática violenta do bullying, bem como os mecanismos Texto 1
para combatê-la (EM13CHS503)
Texto para ciência do professor e leitura complementar do aluno.
Além do giro filosófico, vale destacar no estudo de Sócrates um
conjunto de ideias que podem ser expostas em suas relações lógicas: No trecho a seguir o educador e filósofo Dermeval Saviani
apresenta seu posicionamento a respeito das características do
a) A alma é a essência humana (alma é compreendida, nesse pensamento filosófico, destacando que a reflexão filosófica deve
contexto, como consciência ou razão, e não como entidade ser radical, rigorosa e de conjunto. Caso seja factível, seria interes-
imortal independente do corpo – segundo alguns estudiosos, sante trabalhar com o aluno essas três características da reflexão
tal ideia está presente em Platão, mas não em Sócrates). filosófica apontadas por Saviani, reforçando a compreensão do
aluno sobre filosofia tratada no capítulo 2.
b) Se a essência do indivíduo é sua alma e se o indivíduo quer
tornar-se um ser melhor, cabe a ele dedicar sua vida ao Os requisitos de uma reflexão filosófica
aprimoramento da alma, da consciência ou da razão.
“Com efeito, se a filosofia é realmente uma reflexão sobre os
c) O ser humano se aprimora e se torna um ser excelente ou problemas que a realidade apresenta, entretanto, ela não é qualquer tipo
virtuoso conhecendo a virtude, conhecendo a justiça e o de reflexão. Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica, é
bem. Decorre disso a ideia de que a busca da verdade ou preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em
do conhecimento deve ser o centro de toda vida virtuosa. apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade. Quero
dizer, em suma, que a reflexão filosófica, para ser tal, deve ser radical,
d) Para conhecer o que é verdadeiro é preciso desenvolver uma rigorosa e de conjunto.
investigação conceitual rigorosa, afastando o pensamento dos
preconceitos e/ou das afirmações sem a análise da razão – Radical: em primeiro lugar, exige-se que o problema seja colo-
explorar trecho de diálogo entre Sócrates e Trasímaco de A cado em termos radicais, entendida a palavra radical no seu sentido
república, de Platão. mais próprio e imediato. Quer dizer, é preciso que se vá até as raízes
da questão, até seus fundamentos. Em outras palavras, exige-se que se
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA O PROFESSOR opere uma reflexão em profundidade.
CONFORD, Francis. M. Principium sapientiae: los orígenes del pensa- Rigorosa: em segundo lugar e como que para garantir a primeira
mento filosófico griego. Madri: Visor, 1988. exigência, deve-se proceder com rigor, ou seja, sistematicamente, segundo
Analisa o processo de desenvolvimento do pensamento humano racional desde métodos determinados, colocando-se em questão as conclusões da sabe-
a formação da Grécia antiga. doria popular e as generalizações apressadas que a ciência pode ensejar.
CONFORD, Francis. De conjunto: em terceiro lugar, o problema não pode ser examina-
Conford explica, nesta obra, por que Sócrates é um marco histórico para a filoso- do de modo parcial, mas numa perspectiva de conjunto, relacionando-se
fia e para a sociedade, esclarecendo sobre a mudança de foco operada por esse o aspecto em questão com os demais aspectos do contexto em que está
filósofo [e os sofistas]: do estudo da natureza para o estudo do ser humano. inserido. É neste ponto que a filosofia se distingue da ciência de um
modo mais marcante.
PLATÃO. Defesa de Sócrates. São Paulo: Abril Cultural, 1972.
(Coleção Os Pensadores). Com efeito, ao contrário da ciência, a filosofia não tem objeto
Esse texto de Platão, monólogo, trata da defesa de Sócrates no julgamento determinado, ela dirige-se a qualquer aspecto da realidade, desde que
que o levou à condenação e à morte, em Atenas, em 399 a.C. É uma apologia a seja problemático; seu campo de ação é o problema, esteja onde esti-
Sócrates, Platão busca imortalizar o pensamento do mestre. ver. Melhor dizendo, seu campo de ação é o problema enquanto não
se sabe ainda onde ele está; por isso se diz que a filosofia é busca. E é
nesse sentido também que se pode dizer que a filosofia abre caminho
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