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4)	 a) Os primeiros filósofos foram chamados de naturalistas                          Investigar a prática humana é investigar o que o próprio ser
        porque buscavam investigar a natureza, os princípios mais                 humano é. Nesse aspecto, é importante destacar o giro filosófico
        gerais de tudo o que existe.                                              realizado pelos sofistas e por Sócrates. O centro de atenção da fi-
        b) O problema era compreender em uma explicação a unidade                 losofia deixou de ser a natureza e passou a ser o homem. Esse giro
        e a variabilidade da natureza, como as coisas podem ser tão               foi completado de maneira consciente por Sócrates [que é tratado
        diversas e, ao mesmo tempo, haver uma harmonia entre elas.                no próximo capítulo], a quem coube o papel de indagar frequente-
        A explicação desses primeiros filósofos sobre a unidade e                 mente a respeito dos valores humanos, mas o início dessa virada
        a multiplicidade da natureza foi a da matéria primordial, de              teve origem entre os sofistas, os quais distinguiram as leis da natu-
        onde tudo se originaria e para a qual tudo retornaria. A unida-           reza, que são necessárias, das leis humanas, que são contingentes.
        de estaria nessa matéria e a diversidade em sua quantidade
        diferente em cada ser existente.                                           SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA O PROFESSOR

        c) A admiração dos primeiros filósofos em relação à natureza era              GUTHRIE, William K. C. Os sofistas. São Paulo: Paulus, 1997.
        um maravilhamento por conhecimento. Os pensadores de então                    Obra dedicada a esclarecer a importância dos sofistas para a filosofia e a
        tinham desejo de conhecer a natureza. Na atualidade, há ainda                 política gregas, concebendo-os como aqueles que trouxeram à tona o discurso
        admiração pela natureza no sentido estético, mas o que predo-                 e o domínio da palavra na resolução dos assuntos da polis.
        mina é a busca pelo domínio da natureza para que ela sirva cada
        vez mais ao ser humano. E são os interesses humanos e as ações                KERFERD, George Briscoe. O movimento sofista. São Paulo: Loyola, 2003.
        de exploração da natureza que estão causando sua degradação.                  O filósofo inglês Kerferd apresenta os sofistas como um movimento intelectual
        Na época dos primeiros filósofos ocidentais (aproximadamente VI               de importância fundamental para a filosofia. Os sofistas trataram de diversos
        a.C.), não havia problemas ambientais decorrentes da intervenção              aspectos ou áreas da filosofia, como epistemologia, ética, política, retórica,
        humana. Hoje as reflexões sobre a natureza assumem caráter                    arte, linguagem e religião.
        eminentemente ético, porque são fundamentais para a vida na
        Terra e para o futuro da nossa espécie.                                       PLATÃO. A república. 7. ed. Lisboa: Fundação Calouse Gulbenkian, 1993.
                                                                                      Uma das principais obras de Platão, aborda diferentes temas sociais e políticos
CAPÍTULO 4. A descoberta do ser humano e a vida em                                    entrelaçados, versando, entre outras coisas, sobre uma cidade ou estado ideal,
sociedade: os sofistas                                                                educação e o movimento de busca pelo conhecimento das coisas.

        Com o texto e a imagem da abertura, pretende-se estimular                     PLATÃO. Górgias. In: Protágoras, Górgias, Fedão. 2. ed. Belém:
os estudantes a refletir sobre a atitude dos humanos em relação                       EDUFPA, 2002. (Coleção Platão Diálogos).
a suas criações – no caso, os robôs. Problematizar o emprego                          Górgias está entre os diálogos mais conhecidos de Platão. Essa obra trata da
da inteligência artificial significa também refletir sobre as ações                   retórica, sua natureza e seu poder.
humanas, isto é, questionar as criações humanas, bem como os
limites de sua utilização. Trata-se, então, de uma reflexão ética                         Sobre os sofistas:
introdutória ao capítulo, a fim de sensibilizar os estudantes para o                  •	 Destacar o contraste estabelecido por eles entre a destina-
conteúdo que será tratado: alguns aspectos do pensamento ético
antigo, moderno e contemporâneo.                                                          ção natural e a destinação social do ser humano: a neces-
                                                                                          sidade das leis da physis e o relativismo das leis humanas,
 OBJETIVOS DO CAPÍTULO                                                                    estabelecidos por convenção (nomos).
                                                                                      •	 No subtópico sobre retórica e verdade, procurar auxiliar
 Identificar, analisar as ideias filosóficas do movimento sofista. (EM13CHS101)           os alunos na interpretação das duas citações do diálogo
                                                                                          Górgias. Em primeiro lugar, destacar o fato de que o pen-
 Compreender a ética como reflexão da prática humana, portanto, pertencente               samento de Górgias está sendo descrito por um opositor,
 a todos os indivíduos e necessária para conduzir os nossos comportamentos,               Platão, e isso pode influenciar nosso entendimento sobre
 visando a melhoria da condição de vida individual e coletiva. (EM13CHS501)               o sofista. Depois, estabelecer de maneira clara a diferen-
                                                                                          ça entre persuasão e verdade. A persuasão pode levar à
 Analisar o exercício político dos sofistas no âmbito de Atenas e estabelecer             crença sem conhecimento ou ao conhecimento, mas, para
 algumas relações reflexivas com a situação atual da política e da democracia.            Sócrates, os sofistas não se interessavam pela verdade; ape-
 (EM13CHS603)                                                                             nas buscavam convencer; lidavam com a opinião, e não com
                                                                                          o conhecimento.
 Compreender o relativismo e o absolutismo morais e a difícil busca pela univer-      •	 Ajudar o aluno a compreender os conceitos de relativismo e
 salização dos direitos humanos fundamentais, tendo como referência a declara-            de absolutismo moral a partir da citação de Protágoras. Essa
 ção do Direitos Humanos. (EM13CHS101, EM13CHS604 e EM13CHS605)                           compreensão o auxiliará na reflexão sobre os direitos univer-
                                                                                          sais humanos que é desenvolvida na parte seguinte do texto.
        Os robôs precisam de regras? (p. 44)                                              Sobre os direitos humanos:
                                                                                      •	 A reflexão sobre os direitos humanos com base nos concei-
        Ao tratar sobre inteligência artificial, a abertura do capítulo                   tos estudados: os valores humanos são ou não universais?
tem o objetivo de provocar a reflexão a respeito das criações hu-                         É possível universalizar direitos, respeitando as diferenças
manas e seus limites. É possível que o tema de abertura provoque                          culturais? Nesse aspecto, a citação de Norberto Bobbio sin-
reflexões genéricas sobre a relação entre ser humano e tecnologia                         tetiza bem a dificuldade em conciliar reivindicações legítimas
– o que é interessante e, se for oportuno, deve ser estimulado.                           do absolutismo e do relativismo.
No entanto, a reflexão propriamente dita sobre a tecnologia será                      •	 Destacar a importância das reflexões éticas na sociedade
desenvolvida na unidade 6 deste livro. É possível retomar pos-                            contemporânea. O desenvolvimento econômico, científico
teriormente algumas ideias e noções discutidas neste capítulo.                            e tecnológico, ao mesmo tempo que possibilita conquis-
                                                                                          tas, suscita desafios éticos com os quais o ser humano
        Sugerimos explorar logo de início o conceito de ética, a partir                   tem de lidar.
da leitura do texto: “Ética é o campo de reflexão sobre a prática,
sobre nossas ações e o que as motiva, e sobre valores que orientam                 SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA O PROFESSOR
nosso comportamento: o que é bom ou ruim, bem ou mal, justo ou
injusto etc.”. Destacar para o aluno o fato de que a reflexão sobre                   BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
as ações é algo característico e imanente ao ser humano. Qualquer                     A obra, composta de onze ensaios, discute a definição e os fundamentos dos
pessoa, pelo menos vez ou outra, reflete eticamente sobre o que fez                   direitos do homem a partir de uma perspectiva histórico-político-filosófica.
ou vai fazer ou sobre os motivos de sua ação. Nenhum outro animal                     O autor ainda defende a questão da paz e a necessidade de se assegurar os
estabelece valor sobre suas ações, boas ou más, justas ou injustas.                   Direitos Humanos ao longo do desenvolvimento global da civilização humana.

        Explorar também a história em quadrinhos de Calvin. Ela                       RABENHORST, Eduardo R. O que são os direitos humanos?
possibilita algumas atividades, pois trata de algo bem comum ao                       Disponível em: <www.dhnet.org.br/dados/cursos/edh/redh/01/01_
aluno e ao ambiente escolar.                                                          rabenhorst_oqs_dh.pdf>. Acesso em: 9 out. 2024.
                                                                                      Nesse artigo, Rabenhorst trata de esclarecer o que são os direitos humanos,
        Sugestão: a) destacar a argumentação de Calvin e seu dile-                    sua origem e seus sentidos.
ma; b) propor aos alunos que deem um título à história; c) solicitar
aos alunos que reescrevam o diálogo dos últimos três balões (a
partir da resposta à pergunta de Hobbes: “O que você decidiu?”),
mudando o final, isto é, mudando a conduta de Calvin.

388 MANUAL DO PROFESSOR
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