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APRENDER A ARGUMENTAR (P. 53)                                              DE OLHO NO PRESENTE (P. 48)
        Nesta seção, exploram-se os limites ou problemas que um                1)	 Para o autor, a informação é fundamental na democracia
                                                                                   representativa. É sobre a base de informações verdadeiras
raciocínio dedutivo pode enfrentar. Sua forma pode estar correta,                  que se pode tomar decisões e escolher este ou aquele re-
isto é, ele ser formalmente considerado válido, mas seu conteúdo,                  presentante. As escolhas políticas dependem da informação.
não, porque contém alguma ou várias premissas falsas. Importante                   Se o que impera é a mentira ou a desinformação, há campo
explorar a diferença entre validade formal e verdade.                              propício para a manipulação e o consequente prejuízo para
                                                                                   a democracia.
 LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (P. 54)                   2)	 Os estudantes podem concordar ou discordar do cientista
        O texto dessa seção, Atuais desafios dos direitos humanos no               político. No entanto, devem fazê-lo a partir de uma lógi-
                                                                                   ca argumentativa, isto é, darem as razões de seu apoio ou
Brasil, possibilita um ampla discussão sobre os direitos humanos                   oposição. Eles também são livres para fazer comentários
em nosso país a partir da exploração da seguinte situação: uma                     sobre o que se devem fazer diante da atual situação de pro-
Constituição que resguarda os direitos fundamentais, mas cuja                      liferação de fake news. Moisés, na curta resposta que trata
implementação concreta de muitos desses direitos inscritos na                      desse assunto, considera um caminho de combate às falsas
lei maior não acontece ou acontece precariamente, após mais de                     informações, que não é o da censura, mas o da ampliação
trinta anos da promulgação da Constituição (1988). Trata-se de                     da informação verídica e da educação para a democracia.
chamar a atenção do aluno para a realidade brasileira e a neces-
sidade de cada um colaborar para a implementação universal dos                 3)	 A democracia ateniense é realizada principalmente por meio
direitos humanos.                                                                  de participação direta dos cidadãos, que decidiam sobre o
                                                                                   destino da cidade ou sobre os negócios da pólis. Embora
RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE                       deva-se ressaltar que a maioria da população não era cidadã
                                                                                   – as mulheres, os estrangeiros e os escravos eram excluídos
 QUESTÕES (PÁGINA 44)                                                              da cidadania. As democracias modernas são representativas.
    1)	 Os alunos podem levantar vários aspectos positivos da uti-                 Vota-se em pessoas que irão discutir e tomar decisões sobre
        lização de robôs em atividades domésticas, em processos                    o município, estado ou país. Delega-se o poder e as eleições
        produtivos e no campo da medicina. Tais aspectos estão                     acontecem só de tempo em tempo. Além disso, as novas
        relacionados ao conforto, ao trabalho e à saúde. Já os as-                 tecnologias possibilitam a rápida disseminação da informa-
        pectos negativos, em geral, estão associados à utilização de               ção e, portanto, também de fake news, fenômeno que não
        robôs em conflitos bélicos, mas há também preocupações                     acontecia antes da sociedade tecnológica. Se a eleição dos
        relacionadas a acidentes que podem ocorrer por causa de                    representantes da população e as decisões políticas forem
        mau funcionamento da máquina criada pelo ser humano.                       influenciadas determinantemente pela informação falsa, se
        Nessa atividade, é importante que o aluno perceba, ao ter                  as fake news passam a ser uma prática utilizada corriquei-
        consciência dos prós e dos contras da utilização de robôs,                 ramente na política, a democracia é fragilizada.
        que a questão abordada é complexa e, portanto, não tem
        soluções fáceis ou simples.                                         CONECTADO NAS MÍDIAS DIGITAIS (P. 50)
    2)	 Essa é uma oportunidade de o aluno iniciar o entendimento                  Espera-se que os estudantes defendam sua posição com
        sobre valor. A defesa da vida e da integridade física do ser
        humano é o princípio norteador da proposta de Azimov. Em           um argumento sucinto sobre a problemática. Isso implica uma
        qualquer âmbito, a utilização de robôs não pode ferir esse         gama de possibilidades: apoio ao absolutismo, apoio ao relati-
        valor, isto é, a defesa da vida humana é mais importante do        vismo, defesa de uma terceira via que mescle e recuse aspectos
        que qualquer benefício que a utilização de robôs pode trazer,      das posições antagônicas, conclusão pela inviabilidade de uma
        e a utilização dos robôs deve estar a serviço da vida (e da        decisão, alegação da necessidade de estudos mais profundos etc.
        dignidade) humana.                                                 De qualquer maneira, eles devem refletir e elaborar argumentos,
                                                                           isto é, caminhando para a reflexão filosófica, mesmo se utilizando
    3)	 Espera-se que o aluno defenda sua posição, contra a                de um meio sucinto de expressão.
        normatização da utilização e do comportamento dos robôs
        ou a favor dela, por meio de argumentos. Ao fazê-lo, em             QUESTÃO (P. 50)
        alguma medida, pensará em valores e indagações éticas: o                   O que evidencia a humanização do dinossauro Horácio é o
        que é melhor para o ser humano? O que é melhor para seu
        bem? É importante destacar um problema ético central que           fato de que, além de compreender uma linguagem humana ex-
        decorre do avanço da robótica e da Inteligência Artificial (AI,    pressa pelo mamute (também humanizado), ele se autoindaga a
        na sigla em inglês): valorar, isto é, estabelecer valores para as  respeito de um problema ético: quem tem mais direito à vida? Só
        coisas e as ideias é atitude eminentemente humana, pois é o        o ser humano reflete sobre problemas éticos como esse.
        ser humano que estabelece valores hierárquicos ou princípios
        que devem ser seguidos e que determinam o “deve-se fazer”,          QUESTÃO (P. 51)
        mas essa prerrogativa se perde quando um robô não está                     Os estudantes podem citar ou não os direitos descritos no
        sob o controle humano e pode decidir autonomamente o
        que fazer em situações extremas, como a de uma guerra.             trecho reproduzido da Declaração Universal dos Direitos Humanos
        Afirmam os cientistas contrários ao emprego de robôs               (DUDH). O importante é que eles desenvolvam reflexões a respeito
        autônomos em conflitos bélicos: “Em resumo, acreditamos            da problemática universal dos direitos e valores e argumentem
        que a AI tem grande potencial para beneficiar a humanidade         sobre a escolha que fizerem. Espera-se, por exemplo, que expli-
        em diversas formas, e o objetivo deste campo de pesquisa           quem por que a liberdade é um direito importante para todos os
        deveria ser exatamente esse. Iniciar uma corrida para o            seres humanos.
        armamento inteligente é uma má ideia, e deve ser prevenida
        por um banimento de armas autônomas que estejam além                APRENDER A ARGUMENTAR (P. 53)
        do controle humano.” INSTITUTO FUTURE OF LIFE. Armas                   1)	 Os argumentos A3 e A4 são válidos. O argumento A3 é sólido
        autônomas: uma carta aberta dos pesquisadores de robótica                  ou correto, pois tem premissas verdadeiras. O argumento
        e de inteligência artificial. Disponível em: http://gizmodo.               A4, embora seja válido, não é sólido, pois suas afirmações,
        uol.com.br/carta-aberta-fim-robos-militares/. Acesso em:                   premissas e conclusões são falsas.
        1º fev. 2016. Vale destacar o fato de que a Organização das            2)	 É uma boa oportunidade de o aluno elaborar um argumento,
        Nações Unidas (ONU) tem questionado o desenvolvimento                      mostrando entendimento e domínio conceitual e prático do
        de Robôs Autônomos Letais (LARs, na sigla em inglês). Há                   que são argumentos dedutivos, válidos e sólidos.
        diversos artigos sobre o assunto disponíveis na internet.
        Avalie a oportunidade de os alunos assistirem a trechos do          LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (P. 54)
        filme citado e de lerem a carta aberta dos cientistas. A carta         1)	 Segundo o texto, na Constituição Brasileira de 1988, os di-
        está disponível em: http://gizmodo.uol.com.br/carta-aberta-                reitos humanos estariam resguardados – o ordenamento
        fim-robos-militares. Acesso em: 1º fev. 2016.                              jurídico do país em relação aos direitos humanos seria uma
                                                                                   das melhores do mundo. Nessa perspectiva, a Constituição
                                                                                   está em acordo com os direitos humanos. No entanto, ainda
                                                                                   hoje existem dificuldades de implementação dessas leis e

                                                                           MANUAL DO PROFESSOR 389
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