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Na primeira parte do texto – composta pelas seções e sub-                          BACON, Francis. Novum organum. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
seções respectivas: A unidade e a variabilidade da natureza (p. 32);                       (Coleção Os Pensadores).
Do pensamento mítico ao filosófico (p. 33); Filosofia: a busca pela                        Bacon, nesta obra publicada em 1620, propõe um novo método de investigação
explicação racional das coisas (p. 34); e A novidade do pensamento                         científica baseado na observação e experimentação. Esse pensador é conside-
filosófico (p. 37) –, sugerimos destacar:                                                  rado um dos pais da ciência moderna, um dos responsáveis pela transição do
                                                                                           pensamento medieval para o moderno.
    •	 A passagem do pensamento mítico para o pensamento filo-
        sófico. Desenvolver a ideia de que a filosofia constituiu uma                      DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes,
        nova maneira de pensar e ordenar o mundo.                                          1989.
                                                                                           Descartes propõe um novo método para conduzir a razão e buscar a verdade
    •	 A especulação dos filósofos da natureza e o problema da                             nas ciências, mais especificamente ele pretende fundar a ciência sob novos
        variabilidade e da unidade da natureza. Explicar o problema                        critérios metodológicos, exaltando a evidência, a análise, a síntese e a revisão
        do uno e do múltiplo, isto é, discutir a seguinte questão le-                      constante (enumeração).
        vantada pelos filósofos da natureza: como a natureza pode
        ter unidade e, ao mesmo tempo, multiplicidade?                                     GUATTARI, Félix. As três ecologias. 11. ed. Campinas: Papirus, 2001.
                                                                                           Obra transdisciplinar que se propõe a analisar as sociedades contemporâneas a
    •	 A tentativa dos filósofos naturalistas de formular uma expli-                       partir da Ecosofia, aliando a ética à política.
        cação racional e a ideia de uma matéria primordial. Comentar
        a tentativa de resposta dos filósofos da natureza ao pro-                       APRENDER A ARGUMENTAR (P. 42)
        blema do uno e do múltiplo: a existência de uma matéria                                Nessa seção, tratamos novamente da diferenciação de ar-
        primordial que estaria presente em tudo o que existe em
        proporções diferentes. • Destacar o caráter racional da res-                   gumentos dedutivos e indutivos. Buscamos aprofundar o enten-
        posta. Ideias importantes na especulação filosófica inicial:                   dimento do aluno sobre essas duas formas de raciocínio a partir
        a natureza tem as próprias regras; o ser humano pode co-                       da contraposição das características específicas de cada uma.
        nhecê-las; o instrumento desse conhecimento é a razão.                         Procurou-se dar especial ênfase à definição de argumento indutivo
                                                                                       e às condições para que ele seja considerado consistente ou for-
 SUGESTÕES DE LEITURA PARA O PROFESSOR                                                 te. É muito importante que o aluno consiga distinguir o processo
                                                                                       dedutivo do indutivo e as respectivas características.
    JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. 6. ed. São
    Paulo: Martins Fontes, 2013.                                                        LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (P. 43)
    Obra clássica do filósofo e filólogo alemão Werner Jaeger. Trata-se de um                  O texto da filósofa Hannah Arendt, escrito em 1950, reflete so-
    estudo profundo, provavelmente o mais completo, sobre a cultura e os ideais
    de educação da Grécia antiga.                                                      bre o vínculo entre o ser humano e a Terra, salientando a necessidade
                                                                                       de pensarmos sobre os rumos que queremos dar ao desenvolvimento
    KIRK, Geoffrey S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os filósofos pré-                   do conhecimento científico. Sugerimos a exploração dessa reflexão,
    -socráticos: história crítica com seleção de textos. 4. ed. Lisboa:                oportuna e atual, dadas as condições precárias da natureza e da
    Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.                                                Terra que, em boa parte, são consequências de práticas humanas.
    Apresenta análises sobre aspectos do pensamento pré-socrático, além de uma
    seleção de textos comentados.                                                      RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE

    REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: da                         QUESTÃO (PÁGINA 31)
    Antiguidade à Idade Média. 11. ed. São Paulo: Paulus, 2012. v. 1.                      1)	 1Espera-se, com essa atividade, desenvolver um processo de
    Organizado em “unidades didáticas”, apresenta aspectos do pensamento de                    sensibilização no aluno para os assuntos que serão tratados
    filósofos gregos, da filosofia helenística e medieval.                                     no capítulo: o processo de formação da filosofia e as teorias
                                                                                               dos filósofos naturalistas, a abordagem da ciência moderna em
    VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Rio de                               relação à natureza e a crítica de pensadores da teoria crítica à
    Janeiro; São Paulo: Difel, 1977.                                                           razão instrumental. Entre os fenômenos que causam espanto,
    Nessa obra, Vernant, helenista consagrado, vai às origens da filosofia ocidental.          o aluno pode mencionar desde o nascer do sol e o desenvol-
    A partir dos mitos e da sociedade grega antiga, ele elucida à formação do pen-             vimento embrionário dos animais até a erupção vulcânica, o
    samento grego e da filosofia e, em parte, da nossa própria maneira de pensar.              movimento dos planetas, o deslocamento das placas tectônicas
                                                                                               etc. Todos esses fenômenos são admiráveis por algum fator,
        Na segunda parte do capítulo, composta pelas seções e                                  seja por sua grandiosidade, seja por sua simplicidade engenhosa.
subseções respectivas A ciência como instrumento de domínio da                             2)	 Espera-se que o aluno dê sua opinião de maneira clara e
natureza (p. 38) e Pensando sobre os problemas ambientais (p. 39),                             concisa sobre os dois assuntos. Ele deve tentar articular as
sugerimos destacar:                                                                            duas linguagens – visual e textual – e, ao mesmo tempo,
                                                                                               compará-las. Trata-se de um exercício com o objetivo de
    •	 A relação de domínio e subjugação da natureza a partir do                               desenvolver no aluno a capacidade de elaboração textual e
        desenvolvimento da ciência moderna. Explorar os textos de                              de análise de linguagens.
        Bacon e de Descartes. Eles representam bem o entendi-                              3)	 No debate, os alunos poderão expor algum conhecimento
        mento da ciência como instrumento de poder e dominação                                 prévio sobre o assunto e manifestar o que pensam sobre
        sobre a natureza.                                                                      as ideias presentes na introdução deste capítulo. O mais
                                                                                               importante é que eles procurem argumentar ao defender
    •	 Exploração dos problemas ambientais apresentados no re-                                 seu ponto de vista. É importante também que ponderem
        latório de 2023 da Organização Meteorológica Mundial da                                sobre a pergunta; afinal, é uma oportunidade de perceberem
        Organização das Nações Unidas (ONU).                                                   a força das ideias. Uma nova visão sobre a natureza pode
                                                                                               proporcionar uma atitude diferente em relação a ela. Os alu-
    •	 Colaboração da filosofia na reflexão sobre nossa relação                                nos podem argumentar que o espanto e a admiração diante
        com a natureza.                                                                        da natureza devem ser recuperados para que o ser humano
                                                                                               desenvolva um comportamento prudente e certa reverência,
    •	 Nesse aspecto, os textos de Félix Guattari e de Arne Naess                              preservando, assim, sua vida e a dos demais seres.
        são importantes subsídios. Cada um à sua maneira evidencia
        a necessidade de encarar os problemas ecológicos de uma                         QUESTÃO (P. 32)
        maneira ampla e complexa com base em determinados va-                                  Com essa pergunta, busca-se instigar os estudantes a re-
        lores – vida em geral, vida humana, finalidades humanas –,
        levando em conta aspectos econômicos, culturais, éticos,                       fletirem sobre a problemática enfrentada pelos pré-socráticos
        políticos, científicos e tecnológicos.                                         e prepará-los para o entendimento das respostas dadas pelos
                                                                                       primeiros filósofos, que serão estudadas mais à frente. Esses fi-
 SUGESTÕES DE LEITURA PARA O PROFESSOR                                                 lósofos, monistas ou pluralistas, teorizaram sobre a presença de
                                                                                       uma ou mais substâncias em todas as coisas existentes, o que
    ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento.                     conferiria unidade à diversidade verificada na natureza.
    Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
    Obra cânone da Escola de Frankfurt que estabelece uma profunda crítica ao
    racionalismo exacerbado da sociedade contemporânea ocidental e esclarece
    a concepção de cultura como mercadoria, analisando os efeitos da indústria
    cultural sobre os indivíduos.

386 MANUAL DO PROFESSOR
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