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QUESTÃO (P. 37)                                                             2)	 Espera-se que os estudantes consigam identificar a conclu-
        Espera-se que os estudantes, mesmo que de maneira par-                    são, que está no início do argumento: “O medicamento Z é
                                                                                  eficaz no tratamento da gripe”. As demais afirmações são
cial, percebam a mudança na concepção de natureza advinda da                      premissas que dão sustentação à proposição conclusiva.
filosofia – a natureza teria regras próprias, e não sobrenaturais – e             Trata-se de típico argumento indutivo que parte de consta-
a prevalência das explicações racionais sobre a realidade.                        tações particulares e chega a conclusões mais gerais.

 DE OLHO NO PRESENTE (P. 39)                                                 3)	 Trata-se, diferentemente do argumento do item 2, de um
    1)	 Causado principalmente pela emissão de gases do efeito estufa,            argumento dedutivo, que parte de duas premissas – “O com-
        decorrente de atividades humanas, como desmatamento, queima               ponente Z é eficaz no tratamento da gripe”; “Este medica-
        de combustíveis fósseis e transporte, entre outros, o aquecimento         mento tem o componente Z” – para, a partir delas, concluir:
        global provoca ou intensifica eventos climáticos extremos, como           “Este medicamento é eficaz contra a gripe”.
        as secas e as inundações. O aquecimento global intensifica a
        evaporação da água e a mudança das chuvas (precipitações),         LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (P. 43)
        levando a seca a algumas regiões e chuvas mais intensas a outras,    1)	 a) Uma das possibilidades de resposta é esta: a afirmação de
        de maneira irregular ou fora dos padrões anteriores.                      que “os humanos estão décadas à frente das descobertas
    2)	 Espera-se que os estudantes compreendam que a família ou                  científicas e dos feitos técnicos” expressa a ideia do texto de
        a comunidade empobrecida apresenta carência ou precarie-                  que colocar em órbita um satélite artificial no final da década
        dade de bens e serviços essenciais, o que inclui alimentação,             de 1950 foi o primeiro passo para a realização do desejo hu-
        vestimenta, moradia, saúde etc. Quando ela enfrenta alguma                mano de ultrapassar as fronteiras do planeta Terra e conhecer
        consequência climática negativa, por exemplo, uma inundação,              o espaço. Esse desejo foi expresso muito antes nas obras de
        sua situação, que já não era boa, torna-se calamitosa. A família          ficção científica. Outra possibilidade de explicação para a
        ou comunidade não possui recursos econômicos suficientes                  afirmação é a de que a ciência é impulsionada pelos sonhos
        para superar rapidamente a crise em que foi apanhada. Nessa               humanos. No caso, o desejo de saber o que há além do nosso
        medida, ela fica mais vulnerável diante da situação adversa.              planeta impulsionou as pesquisas que levaram ao desenvol-
                                                                                  vimento do primeiro satélite artificial e à sua colocação em
    3)	 O Brasil é um país de grande extensão territorial que possui              órbita (e muito mais depois). Esse princípio seria aplicável a
        uma megadiversidade. Nessas condições, o país enfrenta muitos             muitas descobertas científicas e ao desenvolvimento de novas
        impactos decorrentes da mudança climática global, em especial             tecnologias: “Neste caso, como outros, a ciência apenas rea-
        do aquecimento da Terra. Por exemplo, as secas em regiões do              lizou e afirmou aquilo que os homens haviam antecipado em
        Nordeste são intensificadas; já nas regiões Sudeste e Sul são as          sonhos”. Certamente, outras explicações serão apresentadas
        inundações que acontecem com mais intensidade e frequência.               pelos alunos. Em todos os casos, o que se deve avaliar são a
        O episódio trágico mais recente aconteceu no Rio Grande do                coerência com o texto e a clareza dos argumentos.
        Sul, em 2024, que foi atingido por chuvas e enchentes que                 b) Segundo o texto, há muito tempo, o ser humano procura fugir
        afetaram quase 500 municípios, desalojaram mais de 400 mil                de sua condição natural. Isso pode ser verificado em sua tentativa
        pessoas, causaram a morte de mais de 176 pessoas e dezenas                insistente de se separar do mundo animal, de buscar de maneira
        de desaparecidos – ainda não são números definitivos.                     artificial a geração ou o prolongamento da vida e de criar con-
                                                                                  dições de se libertar da Terra: “[…] a ciência vem-se esforçando
    4)	 No âmbito individual, adotar hábitos ou práticas susten-                  por tornar ‘artificial’ a própria vida, por cortar o último laço que
        táveis, tais como gerar menos lixo, economizar água e luz,                faz do próprio homem um filho da natureza. O mesmo desejo de
        utilizar menos o transporte particular/individual. No âmbito              fugir da prisão terrena manifesta-se na tentativa de criar a vida
        coletivo e governamental, desenvolver políticas públicas de               de proveta, no desejo de misturar, ‘sob o microscópio, o plasma
        agricultura sustentável, de preservação das florestas, de                 seminal congelado de pessoas comprovadamente capazes a fim
        aumento da eficiência energética e da utilização de energia               de produzir seres humanos superiores’ e ‘alterar(-lhes) o tama-
        renovável, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis;               nho, a forma e a função’; e talvez o desejo de fugir à condição
        respeitar e fortalecer acordos internacionais que visam o                 humana esteja presente na esperança de prolongar a duração
        controle do aquecimento global; e desenvolver campanhas                   da vida humana para além do limite dos cem anos”.
        de esclarecimento sobre a relação entre as ações humanas             2)	 A Terra, no sentido de natureza, pode ser compreendida como
        e o aquecimento global, bem como a decorrente degradação                  prisão ou como fundamento de nossa condição. Por um lado,
        da natureza e a precarização do modo de vida humano.                      a Terra é o fundamento da natureza humana. Somos animais
                                                                                  mamíferos terrestres e nossas possibilidades decorrem desse
 APRENDER A ARGUMENTAR (P. 42)                                                    fato. Se somos como somos, em grande parte devemos isso à
    1)	 O argumento de João pode ser assim sintetizado: Premissa:                 natureza, que possibilitou nosso desenvolvimento, mas também
        O motor do carro de meu pai, da marca X, apresentou                       nossas limitações. Por outro lado, somos animais que produ-
        vários problemas.                                                         zem artifícios (cultura), que interferem na Terra e na natureza
        Conclusão: Logo, os carros da marca X não valem nada.                     humana. Podemos modificar a natureza externa e a nossa. Isso
                                                                                  nos dá certo poder. A questão é avaliar se estamos dispostos
        O argumento de Malu pode ser assim sintetizado: Premissa 1:               a usar esse poder para mudar radicalmente nossa condição.
        O carro da marca X de minha mãe não apresentou problemas.
                                                                             3)	 Espera-se que o aluno perceba que o texto foi escrito no
        Premissa 2: É um carro seguro.                                            final da década de 1950, e de lá para cá o desenvolvimento
                                                                                  científico e a intervenção tecnológica na sociedade e sobre
        Premissa 3: É um carro que quebra pouco. Premissa 4: Os                   a natureza aumentaram. O avanço das ciências médicas e
        donos do carro X estão satisfeitos. Conclusão: O carro da                 biológicas e o desenvolvimento da engenharia genética, entre
        marca X é muito bom!                                                      outros fatores, estão abrindo possibilidades de mudanças
                                                                                  radicais na Terra e no ser humano. Para alguns estudiosos,
        O argumento de João baseia-se em um caso apenas, o carro                  tal situação implicará tamanha transformação que será ne-
        de seu pai. João generaliza a experiência negativa com um                 cessário rediscutir o conceito de natureza humana; para
        carro para o conjunto dos carros da mesma marca. A gene-                  outros, o ser humano saberá utilizar para o seu bem o avanço
        ralização feita é frágil, a premissa não dá suporte adequado              científico, preservando suas características. Na atividade de
        à afirmação: todos os carros da marca X não valem nada.                   debate, além da coerência dos argumentos, pode-se avaliar a
                                                                                  postura dos alunos diante das opiniões dos colegas. Espera-
        O argumento de Malu é composto de premissas que susten-                   se que os colegas sejam ouvidos com respeito e empatia e
        tam de maneira mais consistente a conclusão. A afirmação                  que as diferentes opiniões sejam consideradas, admitindo-se
        de que o carro da marca X é muito bom está apoiada não só                 a possibilidade de mudar de ideia diante de bons argumentos.
        na experiência particular de sua mãe, mas em afirmações
        de revista especializada e em uma pesquisa realizada com                                                                                MANUAL DO PROFESSOR 387
        proprietários de carros da mesma marca. Assim, embora as
        afirmações de Malu possam ser questionadas – por exem-
        plo, sobre a seriedade da pesquisa e se a revista não está
        fazendo propaganda de carro da marca X –, elas justificam
        melhor a generalização de seu argumento indutivo do que a
        generalização feita no argumento de João.
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