Page 389 - PNLD 2026 - FILOSOFIA
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QUESTÃO (P. 37) 2) Espera-se que os estudantes consigam identificar a conclu-
Espera-se que os estudantes, mesmo que de maneira par- são, que está no início do argumento: “O medicamento Z é
eficaz no tratamento da gripe”. As demais afirmações são
cial, percebam a mudança na concepção de natureza advinda da premissas que dão sustentação à proposição conclusiva.
filosofia – a natureza teria regras próprias, e não sobrenaturais – e Trata-se de típico argumento indutivo que parte de consta-
a prevalência das explicações racionais sobre a realidade. tações particulares e chega a conclusões mais gerais.
DE OLHO NO PRESENTE (P. 39) 3) Trata-se, diferentemente do argumento do item 2, de um
1) Causado principalmente pela emissão de gases do efeito estufa, argumento dedutivo, que parte de duas premissas – “O com-
decorrente de atividades humanas, como desmatamento, queima ponente Z é eficaz no tratamento da gripe”; “Este medica-
de combustíveis fósseis e transporte, entre outros, o aquecimento mento tem o componente Z” – para, a partir delas, concluir:
global provoca ou intensifica eventos climáticos extremos, como “Este medicamento é eficaz contra a gripe”.
as secas e as inundações. O aquecimento global intensifica a
evaporação da água e a mudança das chuvas (precipitações), LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (P. 43)
levando a seca a algumas regiões e chuvas mais intensas a outras, 1) a) Uma das possibilidades de resposta é esta: a afirmação de
de maneira irregular ou fora dos padrões anteriores. que “os humanos estão décadas à frente das descobertas
2) Espera-se que os estudantes compreendam que a família ou científicas e dos feitos técnicos” expressa a ideia do texto de
a comunidade empobrecida apresenta carência ou precarie- que colocar em órbita um satélite artificial no final da década
dade de bens e serviços essenciais, o que inclui alimentação, de 1950 foi o primeiro passo para a realização do desejo hu-
vestimenta, moradia, saúde etc. Quando ela enfrenta alguma mano de ultrapassar as fronteiras do planeta Terra e conhecer
consequência climática negativa, por exemplo, uma inundação, o espaço. Esse desejo foi expresso muito antes nas obras de
sua situação, que já não era boa, torna-se calamitosa. A família ficção científica. Outra possibilidade de explicação para a
ou comunidade não possui recursos econômicos suficientes afirmação é a de que a ciência é impulsionada pelos sonhos
para superar rapidamente a crise em que foi apanhada. Nessa humanos. No caso, o desejo de saber o que há além do nosso
medida, ela fica mais vulnerável diante da situação adversa. planeta impulsionou as pesquisas que levaram ao desenvol-
vimento do primeiro satélite artificial e à sua colocação em
3) O Brasil é um país de grande extensão territorial que possui órbita (e muito mais depois). Esse princípio seria aplicável a
uma megadiversidade. Nessas condições, o país enfrenta muitos muitas descobertas científicas e ao desenvolvimento de novas
impactos decorrentes da mudança climática global, em especial tecnologias: “Neste caso, como outros, a ciência apenas rea-
do aquecimento da Terra. Por exemplo, as secas em regiões do lizou e afirmou aquilo que os homens haviam antecipado em
Nordeste são intensificadas; já nas regiões Sudeste e Sul são as sonhos”. Certamente, outras explicações serão apresentadas
inundações que acontecem com mais intensidade e frequência. pelos alunos. Em todos os casos, o que se deve avaliar são a
O episódio trágico mais recente aconteceu no Rio Grande do coerência com o texto e a clareza dos argumentos.
Sul, em 2024, que foi atingido por chuvas e enchentes que b) Segundo o texto, há muito tempo, o ser humano procura fugir
afetaram quase 500 municípios, desalojaram mais de 400 mil de sua condição natural. Isso pode ser verificado em sua tentativa
pessoas, causaram a morte de mais de 176 pessoas e dezenas insistente de se separar do mundo animal, de buscar de maneira
de desaparecidos – ainda não são números definitivos. artificial a geração ou o prolongamento da vida e de criar con-
dições de se libertar da Terra: “[…] a ciência vem-se esforçando
4) No âmbito individual, adotar hábitos ou práticas susten- por tornar ‘artificial’ a própria vida, por cortar o último laço que
táveis, tais como gerar menos lixo, economizar água e luz, faz do próprio homem um filho da natureza. O mesmo desejo de
utilizar menos o transporte particular/individual. No âmbito fugir da prisão terrena manifesta-se na tentativa de criar a vida
coletivo e governamental, desenvolver políticas públicas de de proveta, no desejo de misturar, ‘sob o microscópio, o plasma
agricultura sustentável, de preservação das florestas, de seminal congelado de pessoas comprovadamente capazes a fim
aumento da eficiência energética e da utilização de energia de produzir seres humanos superiores’ e ‘alterar(-lhes) o tama-
renovável, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis; nho, a forma e a função’; e talvez o desejo de fugir à condição
respeitar e fortalecer acordos internacionais que visam o humana esteja presente na esperança de prolongar a duração
controle do aquecimento global; e desenvolver campanhas da vida humana para além do limite dos cem anos”.
de esclarecimento sobre a relação entre as ações humanas 2) A Terra, no sentido de natureza, pode ser compreendida como
e o aquecimento global, bem como a decorrente degradação prisão ou como fundamento de nossa condição. Por um lado,
da natureza e a precarização do modo de vida humano. a Terra é o fundamento da natureza humana. Somos animais
mamíferos terrestres e nossas possibilidades decorrem desse
APRENDER A ARGUMENTAR (P. 42) fato. Se somos como somos, em grande parte devemos isso à
1) O argumento de João pode ser assim sintetizado: Premissa: natureza, que possibilitou nosso desenvolvimento, mas também
O motor do carro de meu pai, da marca X, apresentou nossas limitações. Por outro lado, somos animais que produ-
vários problemas. zem artifícios (cultura), que interferem na Terra e na natureza
Conclusão: Logo, os carros da marca X não valem nada. humana. Podemos modificar a natureza externa e a nossa. Isso
nos dá certo poder. A questão é avaliar se estamos dispostos
O argumento de Malu pode ser assim sintetizado: Premissa 1: a usar esse poder para mudar radicalmente nossa condição.
O carro da marca X de minha mãe não apresentou problemas.
3) Espera-se que o aluno perceba que o texto foi escrito no
Premissa 2: É um carro seguro. final da década de 1950, e de lá para cá o desenvolvimento
científico e a intervenção tecnológica na sociedade e sobre
Premissa 3: É um carro que quebra pouco. Premissa 4: Os a natureza aumentaram. O avanço das ciências médicas e
donos do carro X estão satisfeitos. Conclusão: O carro da biológicas e o desenvolvimento da engenharia genética, entre
marca X é muito bom! outros fatores, estão abrindo possibilidades de mudanças
radicais na Terra e no ser humano. Para alguns estudiosos,
O argumento de João baseia-se em um caso apenas, o carro tal situação implicará tamanha transformação que será ne-
de seu pai. João generaliza a experiência negativa com um cessário rediscutir o conceito de natureza humana; para
carro para o conjunto dos carros da mesma marca. A gene- outros, o ser humano saberá utilizar para o seu bem o avanço
ralização feita é frágil, a premissa não dá suporte adequado científico, preservando suas características. Na atividade de
à afirmação: todos os carros da marca X não valem nada. debate, além da coerência dos argumentos, pode-se avaliar a
postura dos alunos diante das opiniões dos colegas. Espera-
O argumento de Malu é composto de premissas que susten- se que os colegas sejam ouvidos com respeito e empatia e
tam de maneira mais consistente a conclusão. A afirmação que as diferentes opiniões sejam consideradas, admitindo-se
de que o carro da marca X é muito bom está apoiada não só a possibilidade de mudar de ideia diante de bons argumentos.
na experiência particular de sua mãe, mas em afirmações
de revista especializada e em uma pesquisa realizada com MANUAL DO PROFESSOR 387
proprietários de carros da mesma marca. Assim, embora as
afirmações de Malu possam ser questionadas – por exem-
plo, sobre a seriedade da pesquisa e se a revista não está
fazendo propaganda de carro da marca X –, elas justificam
melhor a generalização de seu argumento indutivo do que a
generalização feita no argumento de João.