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DIÁLOGO COM SOCIOLOGIA E GEOGRAFIA                                                DOC. 2                                          REPRODUÇÃO/MUSEU NACIONAL, COPENHAGUE, DINAMARCA.

     DOC. 1                                                                           Mulher Tupi

     A diáspora africana                                                              ↑ Mulher Tupi, pintura de Albert Eckhout, 1641.

               “A diáspora africana é o nome dado a um fenômeno
        caracterizado pela imigração forçada de africanos, durante
        o tráfico transatlântico de escravizados. Junto com seres
        humanos, nesses fluxos forçados, embarcavam nos tum-
        beiros (navios negreiros) modos de vida, culturas, práticas
        religiosas, línguas e formas de organização política que
        acabaram por influenciar na construção das sociedades às
        quais os africanos escravizados tiveram como destino. [...]

               Compreende-se que a diáspora africana foi um
        processo que envolveu migração forçada, mas também
        redefinição identitária, uma vez que estes povos (balan-
        tas, manjacos, bijagós, mandingas, jejes, haussás, iorubas),
        provenientes do que hoje são Angola, Benin, Senegal, Ni-
        géria, Moçambique, entre outros, apesar do contexto de
        escravidão, reinventaram práticas e construíram novas
        formas de viver, possibilitando a existência de socieda-
        des afro-diaspóricas como Brasil, Estados Unidos, Cuba,
        Colômbia, Equador, Jamaica, Haiti, Honduras, Porto Rico,
        República Dominicana, Bahamas, entre outras. [...]

               A diáspora, neste sentido, constituiu um processo
        complexo que envolveu a promoção de guerras na África e
        a destruição de sociedades; [...] a inserção brutal em uma nova
        sociedade; lutas por liberdade e sobrevivência e a construção
        de novas identidades. As sociedades construídas com base no
        processo de diáspora africana [...] conectam-se social e cultu-
        ralmente, seja por meio da história e deste passado comum,
        das manifestações artísticas, da ciência, da religiosidade, da
        black music, do jazz, do soul, do reggae, do samba.”

        DIÁSPORA africana, você sabe o que é? Fundação Cultural Palmares. gov.
        br, 20 fev. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/palmares/pt-br/assuntos/

              noticias/diaspora-africana-voce-sabe-o-que-e. Acesso em: 2 jul. 2024.

     Veja respostas e orientações  ATIVIDADES
        no Manual do Professor.

         COMPREENDER                                                                      a)	Que diferenças o artista representou entre os indígenas
                                                                                              Tapuia e Tupi?
      DOC. 1
                                                                                          b)	Qual desses dois grupos étnicos, na visão do artista,
     1.	 O que foi, segundo o texto, a diáspora africana?                                     estaria mais próximo do modo de vida europeu? Por quê?
     2.	 Quais aspectos marcaram essa diáspora no passado?
     3.	 Por que se pode afirmar que a diáspora africana cons-                            c)	Qual deles estaria mais próximo da vida selvagem? Por
                                                                                              quê?
         truiu novas identidades fora da África?
     4.	 O texto expressa uma visão positiva ou negativa da                               d)	Que tipo de juízo de valor o artista expressa sobre os
                                                                                              dois grupos indígenas?
         diáspora? Explique.
     5.	 Por que, em vários sentidos, podemos afirmar que a                               RETOMAR

         escravidão africana foi marcada pela brutalidade?                            7.	 Responda às questões-chave do início do capítulo.
                                                                                          a)	Como podemos caracterizar a sociedade e a economia
         ANALISAR                                                                             açucareira nordestina colonial?
                                                                                          b)	Que aspectos étnicos, econômicos, culturais e políticos
      DOC. 2                                                                                  a colonização portuguesa nos legou?

     6.	 Compare essa pintura de Eckhout com a do Índio Tapuia,
         na página 134.

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