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DIÁLOGO COM SOCIOLOGIA E GEOGRAFIA DOC. 2 REPRODUÇÃO/MUSEU NACIONAL, COPENHAGUE, DINAMARCA.
DOC. 1 Mulher Tupi
A diáspora africana ↑ Mulher Tupi, pintura de Albert Eckhout, 1641.
“A diáspora africana é o nome dado a um fenômeno
caracterizado pela imigração forçada de africanos, durante
o tráfico transatlântico de escravizados. Junto com seres
humanos, nesses fluxos forçados, embarcavam nos tum-
beiros (navios negreiros) modos de vida, culturas, práticas
religiosas, línguas e formas de organização política que
acabaram por influenciar na construção das sociedades às
quais os africanos escravizados tiveram como destino. [...]
Compreende-se que a diáspora africana foi um
processo que envolveu migração forçada, mas também
redefinição identitária, uma vez que estes povos (balan-
tas, manjacos, bijagós, mandingas, jejes, haussás, iorubas),
provenientes do que hoje são Angola, Benin, Senegal, Ni-
géria, Moçambique, entre outros, apesar do contexto de
escravidão, reinventaram práticas e construíram novas
formas de viver, possibilitando a existência de socieda-
des afro-diaspóricas como Brasil, Estados Unidos, Cuba,
Colômbia, Equador, Jamaica, Haiti, Honduras, Porto Rico,
República Dominicana, Bahamas, entre outras. [...]
A diáspora, neste sentido, constituiu um processo
complexo que envolveu a promoção de guerras na África e
a destruição de sociedades; [...] a inserção brutal em uma nova
sociedade; lutas por liberdade e sobrevivência e a construção
de novas identidades. As sociedades construídas com base no
processo de diáspora africana [...] conectam-se social e cultu-
ralmente, seja por meio da história e deste passado comum,
das manifestações artísticas, da ciência, da religiosidade, da
black music, do jazz, do soul, do reggae, do samba.”
DIÁSPORA africana, você sabe o que é? Fundação Cultural Palmares. gov.
br, 20 fev. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/palmares/pt-br/assuntos/
noticias/diaspora-africana-voce-sabe-o-que-e. Acesso em: 2 jul. 2024.
Veja respostas e orientações ATIVIDADES
no Manual do Professor.
COMPREENDER a) Que diferenças o artista representou entre os indígenas
Tapuia e Tupi?
DOC. 1
b) Qual desses dois grupos étnicos, na visão do artista,
1. O que foi, segundo o texto, a diáspora africana? estaria mais próximo do modo de vida europeu? Por quê?
2. Quais aspectos marcaram essa diáspora no passado?
3. Por que se pode afirmar que a diáspora africana cons- c) Qual deles estaria mais próximo da vida selvagem? Por
quê?
truiu novas identidades fora da África?
4. O texto expressa uma visão positiva ou negativa da d) Que tipo de juízo de valor o artista expressa sobre os
dois grupos indígenas?
diáspora? Explique.
5. Por que, em vários sentidos, podemos afirmar que a RETOMAR
escravidão africana foi marcada pela brutalidade? 7. Responda às questões-chave do início do capítulo.
a) Como podemos caracterizar a sociedade e a economia
ANALISAR açucareira nordestina colonial?
b) Que aspectos étnicos, econômicos, culturais e políticos
DOC. 2 a colonização portuguesa nos legou?
6. Compare essa pintura de Eckhout com a do Índio Tapuia,
na página 134.
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