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DIÁLOGO COM ARTE                                                        DOC. 2

DOC. 1                                                                  A experiência artística na
                                                                        concepção trágica da vida
A arte como libertação
momentânea da escravidão da                                                       “A oposição entre arte e conhecimento racional
vontade                                                                    percorre toda a obra de Nietzsche, que valoriza a arte
                                                                           trágica ao combater a pretensão, que caracteriza a
          “Considere-se que espécie de mudança acon-                       ciência, de instituir uma dicotomia total de valores
   tece no sujeito quando a contemplação estética                          entre a verdade e o erro. Essa antinomia é funda-
   (não importa seu tipo) entra em cena. Ou se trata                       mental: o “espírito científico” − que nasce na Grécia
   de um objeto que, pelo poder de sua beleza, isto é,                     clássica com Sócrates e Platão e dá início a uma
   de sua figura significativa, finalmente subtrai por                     idade da razão que se estende até o mundo moder-
   inteiro nosso conhecimento da própria vontade e                         no, que Nietzsche chega a chamar de “civilização
   seus fins, ou se trata, por uma disposição interna,                     socrática” − tem como condição a repressão da arte
   de o conhecimento libertar-se do serviço da von-                        trágica da Grécia arcaica. Aí se encontra o modelo
   tade. Então, de modo autossuficiente, uma con-                          que lhe permite pôr em questão, ao assinalar o seu
   templação puramente objetiva entra em cena, e de                        nascimento, o valor da racionalidade, ressaltando a
   repente somos sobrelevados da torrente sem fim                          positividade da arte como experiência trágica da vida.
   da cobiça e aquisição; o conhecimento liberta-se da                     Colocar-se na escola dos gregos é aprender a lição
   escravidão da vontade e existe para si de maneira                       de uma civilização trágica para quem a experiência
   livre, não mais apreendendo as coisas conforme                          artística é superior ao conhecimento racional, para
   elas digam respeito à vontade, conforme sejam                           quem a arte tem mais valor do que a verdade. Se
   seus motivos, mas o conhecer é agora livre de toda                      Sócrates e Platão significam o início de um grande
   relação com o querer. Dessa forma, ele é sem in-                        processo de decadência que chega até nossos dias
   teresse, sem subjetividade, considera as coisas de                      é porque os instintos estéticos foram desclassifica-
   modo puramente objetivo, por inteiro entregue a                         dos pela razão, a sabedoria instintiva reprimida pelo
   elas, as quais estão na consciência só à medida que                     saber racional.”
   são meras representações, não motivos.”
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         SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do belo. São Paulo:                                                            Paz e Terra, 1999. p. 8.
                                         Ed. da Unesp, 2003. p. 91-92.

Veja respostas e orientações  ATIVIDADES
   no Manual do Professor.

    COMPREENDER                                                             RETOMAR

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1.	 Para Schopenhauer, como seria uma contem-                                   mundo?
    plação objetiva no campo da arte?                                       b)	O que é a vontade?

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2.	 Tendo como referência o pensamento de Nietzsche,
    qual é o papel que a arte ocupa na vida trágica?

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