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A objetividade da observação é um aspecto importante da ciência, pois                                                               REINALDO VIGNATTI
                                               ela é considerada uma base segura por meio da qual se obtém conhecimento
                                               verdadeiro e compartilhável. Muitos filósofos da ciência, porém, questionam a
                                               objetividade da observação ou de nossas percepções.

                                                     O filósofo da ciência anglo-australiano Alan Francis Chalmers (1939-), em
                                               seu livro O que é ciência afinal?, ao se contrapor à ideia de que o funcionamento
                                               do olho humano seja similar ao de uma câmera fotográfica, utilizou um desenho
                                               bidimensional que dá a impressão de um objeto tridimensional (veja a figura) a
                                               fim de mostrar que as experiências visuais são influenciadas por diversos fatores
                                               e não se reduzem a imagens sobre a retina.

                                                       ↑ Ilustração bidimensional de escada com base no desenho reproduzido em: CHALMERS, Alan F. O que é
                                                       ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 39.

                                                     A escada da figura pode ser vista de duas maneiras: como uma escada cujo
                                               degrau mais alto está à esquerda e o mais baixo está à direita ou como uma
                                               escada de ponta­-cabeça. Com o tempo, pode­-se facilmente observar a escada
                                               ora de um jeito, ora de outro, embora a imagem na retina não mude. Mas esse
                                               tipo de percepção ou sensação não acontece em pessoas que não têm o hábito
                                               de representar objetos tridimensionais por meio de desenhos bidimensionais,
                                               como o da escada. Pessoas que não aprenderam noções de perspectiva veem
                                               no desenho uma série de traços bidimensionais e não têm a ilusão tridimen-
                                               sional. Foi o que se evidenciou em experimentos em algumas aldeias africanas
                                               cujos membros não tinham noção de perspectiva. Para eles, a figura não era o
                                               desenho de uma escada, mas um arranjo bidimensional de linhas.

                                                     Leia, a seguir, o que Chalmers escreveu sobre o tema.
                                                               “Dois observadores [...] vendo o mesmo objeto do mesmo lugar sob as mesmas circunstâncias

                                                        físicas não têm necessariamente experiências visuais idênticas, mesmo considerando‑se que
                                                        as imagens em suas respectivas retinas possam ser virtualmente idênticas. Há um importante
                                                        sentido no qual os dois observadores não ‘veem’ necessariamente a mesma coisa. [...]

                                                               O que um observador vê, isto é, a experiência visual que um observador tem ao ver um
                                                        objeto, depende em parte de sua experiência passada, de seu conhecimento e de suas expectativas.”

                                                                                                  CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 48‑49.

                                                     O fato de duas ou mais pessoas terem experiências visuais diferentes ao
                                               observar o mesmo objeto e o fato de as experiências passadas, o conhecimento
                                               e as perspectivas afetarem a percepção colocam em xeque a possibilidade de
                                               uma objetividade absoluta nos processos perceptivos ou de observação, básicos
                                               para a ciência.

158 UNIDADE 3:O MUNDO QUE CONHECEMOS
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